Surto de covid-19 no Mário Gatti, em Campinas, tem 21 casos confirmados
Reprodução: ACidade ON
Surto de covid-19 no Mário Gatti, em Campinas, tem 21 casos confirmados

O Hospital Municipal Mário Gatti, de Campinas, confirmou na tarde desta sexta-feira (16) que tem 21 casos de Covid-19 na enfermaria da Clínica Médica. Ontem, o hospital divulgou um surto no local entre os dias 5 e 12 de julho. Além dos casos confirmados, a morte de uma idosa de 81 anos é investigada para verificar se há relação com o coronavírus.

Dos 21 casos confirmados, 13 são pacientes e oito são profissionais. Já o óbito da idosa ocorreu após ela estar internada havia cerca de dois meses, com doença pulmonar crônica grave. Ela morreu dia 5, mesma data em que os sintomas respiratórios surgiram.

A causa da morte foi infecção pulmonar e agora a equipe médica verifica se existe ligação com a covid-19. Após o surto, mais nenhum caso de sintomáticos respiratórios surgiu na unidade desde o dia 12, quando ocorreram os últimos registros.

No total, o hospital está testando e monitorando 103 pessoas, sendo 45 pacientes e 58 profissionais. Todos os pacientes já foram testados e o resultado dos exames, divulgados na manhã de hoje (16), apontam que 13 testaram positivo, 30 negativo e dois aguardam os resultados.

Entre os profissionais da saúde, oito tiveram resultado positivo. Dez coletaram o exame nesta sexta-feira e outros 40 estão agendados para a coleta nos próximos dias. Todos eles estão assintomáticos.


HISTÓRICO

Desde o dia 5, quando a equipe assistencial da enfermaria identificou duas pacientes sintomáticas respiratórias, medidas foram adotadas junto a profissionais, residentes, alunos e pacientes para prevenir a ocorrência de novos casos.

Pacientes e profissionais da saúde com sintomas respiratórios foram testados e isolados e seus contactantes monitorados diariamente. Na sequência, a testagem foi ampliada para todas as pessoas que estiveram na enfermaria de Clínica Médica no período.

A origem da contaminação está sendo investigada pelo Núcleo de Epidemiologia Hospitalar do Mário Gatti. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!