Defesa Civil coloca Campinas em estado de alerta após umidade ficar em 19,4%
Reprodução: ACidade ON
Defesa Civil coloca Campinas em estado de alerta após umidade ficar em 19,4%

Campinas entrou em estado de alerta durante a manhã desta segunda-feira (19) por conta do tempo seco. Segundo a Defesa Civil, a umidade relativa do ar atingiu o índice de 19,4% às 11h40 , conforme a medição registrada pela Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte.

O estado de alerta ocorre quando a umidade relativa do ar está reduzida e em índice crítico, com porcentagem entre 12% e 20%. Já o estado de atenção, é caracterizado por índice entre 20% e 30%.  

Desde o início do mês a cidade tem tido boletins consecutivos sobre a baixa umidade do ar. Ontem (18), a cidade também entrou em estado de alerta após atingir o índice de 18,2% durante a tarde.

Entre as várias recomendações para fases de queda da URA, a principal é aumentar a hidratação corporal, ingerindo água à vontade. Idosos e crianças devem receber atenção especial para não desidratar.  

ORIENTAÇÕES: 

- suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
- evitar aglomerações em ambientes fechados; 
-  usar soro fisiológico para olhos e narinas 
- umidificar o ambiente com uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; molhar jardins etc;
- sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas;
- aumentar o consumo de água.

Operação Estiagem


Desde o início de maio, a Defesa Civil de Campinas realiza a Operação Estiagem, para monitorar e prevenir danos causados pela estação mais seca do ano.

O acompanhamento da URA deflagra informes da Defesa Civil para a comunidade e são tomadas medidas preventivas pelos órgãos municipais.

A baixa umidade do ar causa danos para a saúde, aumentando o risco e o agravamento de problemas respiratórios e podendo levar à desidratação e sobrecarga no organismo de pessoas com doenças cardíacas. Também prejudica o meio ambiente, com mais ocorrências de incêndios em áreas de vegetação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!