Campinas tem menor taxa de transmissão da Covid-19 em 2021.
Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas
Campinas tem menor taxa de transmissão da Covid-19 em 2021.

A cidade de Campinas está com a menor taxa de transmissão de covid-19 desde janeiro de 2021, de acordo com os dados do Observatório Covid-19 BR. Segundo o levantamento, ela está hoje em 0,9. A taxa é um índice que ajuda a monitorar como a pandemia está se propagando em um determinado local.

Vale ressaltar que valores maiores que 1 indicam que o número de novos casos está aumentando. Quando ela está em 1, a taxa de transmissão significa que cada pessoa infectada transmite para outra.

Ainda na segunda-feira (19), a Prefeitura de Campinas informou que a taxa estava em 0,9 durante transmissão ao vivo sobre medidas contra o coronavírus. Em março, o pico de casos e mortes de covid em Campinas - e considerado o mês mais letal da pandemia na cidade, a taxa de transmissão estava em 1,16.

"Essa taxa significa que a pandemia está decrescente. Ou seja, 10 pessoas transmitem para 9 hoje. E assim vai diminuindo consecutivamente. Com taxas maiores, a transmissão vai subindo. A taxa menor era exatamente o que a gente queria. Acreditamos que isso seja por conta da vacinação e também devido as medidas de proteção, como o uso de máscara e álcool em gel", disse a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) de Campinas, Andrea von Zuben.

Para a população, a sensação é de que a pandemia está, de fato melhorando. Isso, não significa, é claro, que os cuidados contra a covid-19 devem acabar. "A gente sabe que a vacinação está ajudando muito, mas tem muita gente não vacinada. Por isso, temos que manter as medidas", disse a diretora do Devisa.

TAXA DE TRANSMISSÃO COVID-19 EM CAMPINAS NO ANO DE 2021

Janeiro
1.00

Fevereiro
1.09

Março
1.16

Abril
0.98

Maio
1.07

Junho
1.01

Julho
0.9


QUEM É O OBSERVATÓRIO QUE FAZ OS DADOS

O Observatório Covid-19 BR é uma iniciativa independente, fruto da colaboração entre pesquisadores com o desejo de contribuir para a disseminação de informação de qualidade baseada em dados atualizados e análises cientificamente embasadas. Saiba mais aqui.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!