Campinas já imunizou 1,6 mil pessoas com 'xepa' da vacina
Reprodução: ACidade ON
Campinas já imunizou 1,6 mil pessoas com 'xepa' da vacina

Campinas já vacinou 1,6 mil moradores com as doses sobrantes da vacina contra a covid-19, a chamada "xepa" da vacina . O balanço de imunizados foi divulgado pela secretaria da Saúde a pedido do ACidade ON

O uso de doses sobrantes passou a ser feito em meados de abril na cidade , como estratégia para diminuir o índice de perda de vacinas. A medida inclui o interesse de quem ainda não está incluindo nos grupos prioritários, para poder receber a vacina de outra forma, com doses finais dos frascos. Atualmente a xepa já está liberada para moradores acima de 18 anos (leia mais abaixo). 

Na cidade, a xepa já esteve disponível para Guardas Municipais (primeiro grupo a ser incluído), idosos e adultos abaixo da faixa etária contemplada pela campanha, profissionais da área da saúde quando também ainda não faziam parte do grupo contemplado, mulheres lactantes, entre outros grupos. 

QUEM PODE?

Atualmente, podem se cadastrar pessoas a partir dos 18 anos, sendo que o cadastro para essa nova faixa etária começou a ser feito nesta semana. 

Quem tiver interesse no recebimento da dose restante pode fazer o cadastro pelo link https://vacina.campinas.sp.gov.br/gestao-doses-sobrantes

Você viu?

COMO FUNCIONA 

A estratégia, que tem o objetivo de evitar a perda de vacina ocorre esporadicamente, próximo ao horário de fechamento dos Centros de Imunização, quando há frasco (multi-doses) de imunizante já aberto com sobra de vacina. 

Quem for chamado precisa chegar ao Centro de Imunização em no máximo 20 minutos após receber o contato. É preciso morar em Campinas e ter comprovante de endereço no próprio nome, além de informar um telefone válido para a convocação.

O interessado deve preencher o cadastro com todas as informações solicitadas, se comprometer a ir apenas após chamado, no dia e horário informados, e, se convocado, assinar o Termo de Ciência e Aceite de que está recebendo dose sobrante. O morador que receber a primeira dose como dose sobrante, tem garantida a segunda dose da vacina. 

Segundo a Prefeitura, são poucos os dias em que há sobras e quando isso ocorre podem ser frascos com apenas uma dose ou um pouco mais.  

QUEM PODE SE VACINAR NA CIDADE HOJE?

- Pessoas com 30 anos ou mais

- Xepa da vacina (conforme sobra da vacina): moradores com 18 anos ou mais

- Pessoas com comorbidades (doenças prévias), com 18 anos ou mais

- Pessoas com deficiência permanente grave que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) com 18 anos ou mais

- Pacientes em terapia renal substitutiva e pacientes transplantados: coração pulmão, rim, fígado ou pâncreas, com 18 anos ou mais

- Todas as gestantes e puérperas (quem teve filho nos últimos 45 dias) com 18 anos ou mais

- Profissionais de Educação com 18 anos ou mais

- Motoristas e cobradores de ônibus municipal

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!