Mais de 1,3 mil presos da região são inscritos em prova para concluir estudo
Reprodução: ACidade ON
Mais de 1,3 mil presos da região são inscritos em prova para concluir estudo

A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) divulgou na quarta-feira (21) que mais de 1,3 mil presos custodiados em penitenciárias da região de Campinas terão a chance de concluir os estudos nos ensinos fundamental e médio por meio da realização do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), na iniciativa realizada para pessoas privadas de liberdade. 

No balanço conta o número de presos inscritos nas unidades prisionais dos municípios de Campinas, Hortolândia, Sumaré e Americana, que somam 1.306 participantes.

Só em Campinas, são 592 inscritos, sendo 110 presas da penitenciária feminina e 482 do Centro de Progressão Penitenciária de Campinas, presídio com maior número de inscritos na região. Em toda a Secretaria da Administração Penitenciária, 25.811 presos estão inscritos para a prova.  

COMO FUNCIONA

Realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Encceja PPL serve para certificar, de uma forma mais ágil, participantes que não puderam ou tiveram dificuldades em finalizar o ensino regular na idade apropriada para cada nível. 

A finalização desta etapa escolar é uma porta de entrada para o ingresso dos reeducandos no ensino superior, em cursos profissionalizantes e em oportunidades de emprego ainda dentro do sistema prisional, mas, principalmente, quando em liberdade. O exame também gera remição de pena aos participantes que atingirem nota para certificação.

PROVAS

As provas irão ocorrer nos dias 13 e 14 de outubro. O primeiro dia será destinado aos internos que pretendem se formar no ensino fundamental e contará com tópicos de Línguas Portuguesa e Estrangeira Moderna, Ciências Naturais, Matemática, Artes, Educação Física, História, Geografia e Redação. 

Você viu?

Já no segundo dia, os candidatos à conclusão do ensino médio irão responder questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. 

Certificação

Para obter o certificado, o participante deve atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de cinco pontos na prova de redação, adicionalmente à nota mínima das matérias de cada módulo. 

INSCRITOS POR CIDADES 

AMERICANA
Centro de Detenção Provisória de Americana 58 inscritos

CAMPINAS
Centro de Progressão Penitenciária de Campinas - 482 inscritos
Penitenciária Feminina de Campinas 110 inscritos

HORTÔLANDIA
Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia 169 inscritos
Penitenciária Odete Leite de Campos Critter, Hortolândia II 208 inscritos
Penitenciária III de Hortolândia 144 inscritos 

SUMARÉ
Centro de Ressocialização de Sumaré 135 inscritos

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!