A Guarda Municipal de Campinas fechou cinco estabelecimentos e dispersou 2.238 pessoas
entre o final da noite desse sábado (24) e a madrugada deste domingo (25) durante a Operação Aglomeração Zero.
A ação, coordenada pela Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, constatou que estas pessoas encontravam-se aglomeradas em grupos de mais dez em praças, vias públicas e nas proximidades de bares e restaurantes
.
A fiscalização, que conta com agentes municipais das secretarias de Saúde (por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária) e Planejamento e Urbanismo, Setec e Procon, também vistoriaram 134 estabelecimentos, dos quais cinco foram fechados .
AGLOMERAÇÃO ZERO
A Operação Aglomeração Zero visa coibir ou dispersar concentração de indivíduos nas ruas para conter a transmissão do coronavírus em Campinas. Viaturas e efetivo da GM são empregados durante a ação, realizada no período em que vigora o Toque de Recolher na cidade, entre 23h e 5h.
A corporação intensifica o patrulhamento em locais mapeados a partir de dados estatísticos de onde a Guarda Municipal registra maior número de denúncias recebidas pelo 156 e 153 e também nos bairros com mais casos de transmissão da Covid-19.
A Prefeitura ressalta que a colaboração da população é muito importante no controle da pandemia em Campinas. Mesmo com o avanço da vacinação, os cidadãos precisam manter o uso correto da máscara, fazer higienização das mãos e manter o distanciamento social.