Campinas entrou em estado de alerta na tarde deste domingo (25), depois que a umidade relativa do ar atingiu os 18,8%. Esta é o segundo boletim sobre tempo seco divulgado pela Defesa Civil apenas hoje, e parte de uma série que começou no início de julho.
O boletim desta tarde informa que Campinasatingiu o índice que a coloca em estado de alerta às 13h40, conforme a medição registrada pela Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte.
Mais cedo neste domingo, a cidade entrou em estado de atenção, a pós registrar o índice de umidade relativa do ar em 29,2% por volta das 10h40.
O estado de alerta ocorre quando a umidade relativa do ar está reduzida e em índice crítico, com porcentagem entre 12% e 20%. Já o estado de atenção, é caracterizado por índice entre 20% e 30%.
MÊS SECO
Ontem (24), Campinas entrou em estado de alerta por volta do meio-dia, depois que a cidade registrou o índice de umidade relativa do ar em 19,9%.
Você viu?
Além disso, desde o início do mês, a Defesa Civil de Campinas tem registrado boletins diários consecutivos sobre a baixa umidade do ar e os riscos que ela pode apresentar a população.
CUIDADOS
Entre as várias recomendações para fases de queda da URA, a principal é aumentar a hidratação corporal, ingerindo água à vontade. Idosos e crianças devem receber atenção especial para não desidratar.
Confira abaixo cuidados que devem ser tomados quando a umidade relativa do ar está baixa:
- suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
- evitar aglomerações em ambientes fechados;
- usar soro fisiológico para olhos e narinas
- umidificar o ambiente com uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; molhar jardins etc;
- sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas;
- aumentar o consumo de água.