Defesa Civil emite alerta por causa de onda de frio prevista a partir de amanhã
Reprodução: ACidade ON
Defesa Civil emite alerta por causa de onda de frio prevista a partir de amanhã

A Defesa Civil do Estado divulgou no começo da noite desta terça-feira (27) um alerta de risco meteorológico para o todo o Estado de São Paulo devido a previsão da chegada de uma onda de frio intensa a partir desta quarta-feira (28).

Segundo o informe, entre quarta-feira (28) e domingo (1º), uma massa de ar polar irá avançar no Estado, provocando queda de temperatura, com momentos de frio intenso e formação de geada em todo o Estado.

Segundo os dados da Defesa Civil há previsão para mínimas negativas na Serra da Mantiqueira; mínimas próximas de 0°C nas regiões de Bauru, Marília, Presidente Prudente e Vales do Ribeira e Paraíba.

Também mínimas de 2°C nas regiões de Sorocaba, Franca, São José do Rio Preto, Araçatuba e Araraquara.

Além de mínimas de 3°C na região metropolitana de São Paulo, Registro, Campinas, Barretos e Ribeirão Preto e mínimas próximas de 5°C na Baixada Santista e Litoral Norte.


SENSAÇÃO DE ZERO GRAU

Em Campinas, o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, informou ontem que a previsão é de sensação térmica de 0°C na sexta-feira (30).

Os indicativos para a sexta-feira apontam para um amanhecer gélido, com temperaturas também em torno de 4°C , e ventos de intensidade moderada a forte, que podem reduzir a sensação térmica a aproximadamente 0°C.

NOVO RECORDE?

Segundo o Cepagri, há chances de que a temperatura mais baixa do ano seja superada nesta semana também em Campinas. As últimas ondas de frio, tiveram temperaturas de 4,2ºC (em 30 de junho) e 4ºC, recorde até então registrado no dia 20 deste mês. Anterior a isso, em julho de 2000, a temperatura mínima foi de 2,2ºC.

O órgão estadual alertou hoje ainda para uma atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua. Além disso, recomenda-se não fazer fogueiras e manter hidratação constante.

PREVISÃO A PARTIR DE AMANHÃ

Amanhã, o dia deve começar nublado e encoberto com chuvas, que devem ocorrer preferencialmente entre a manhã e início da tarde. Elas podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.

Por conta dessa condição de nebulosidade, a amplitude térmica é pequena e, com a passagem da frente fria durante o dia, a temperatura máxima deve ocorrer pela manhã em torno de 17°C, com declínio a partir da tarde, e a mínima ocorre à noite cerca de 12ºC.

Durante a virada da noite para quinta-feira, as temperaturas despencam, e o dia amanhece com temperaturas em torno de 4°C, podendo ficar entre 2 e 4°C em alguns pontos mais elevados, como na região do Circuito das Águas. A máxima deve ficar por volta de 14°C, e a condição é de predomínio de sol.

Neste dia, a umidade relativa do ar despenca novamente, e o ar extremamente seco requer cuidados com a hidratação e umidificação de ambientes.

MEDIDAS


Por conta do frio intenso, a Prefeitura de Campinas anunciou um pacote de medidas que valem desde esta terça-feira (27) para acolher pessoas em situação de rua (leia mais aqui).

Hoje, a CPFL disse que está com equipes de plantão e em alerta em toda a sua área de concessão para o atendimento aos clientes. Isso porquê a mudança climática pode ocasionar rajadas mais intensas de ventos que podem lançar galhos de árvores e objetos na rede de distribuição de energia elétrica.

O contato com a CPFL pode ser feita pelos nossos canais digitais, como site, aplicativo, WhatsApp e SMS. Basta acessar o site www.cpfl.com.br

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!