Estudantes de Campinas podem participar da 4ª edição da VC Challenge
Reprodução: ACidade ON
Estudantes de Campinas podem participar da 4ª edição da VC Challenge

Estudantes universitários e do ensino médio podem se inscrever até a próxima sexta-feira, dia 30, na 4ª edição da VC Challenge que desafia o empreendedorismo e inovação de estudantes. O evento é promovido pela KPTL, uma das maiores gestoras de venture capital da América Latina.

As inscrições são gratuitas e estão abertas para todos os estudantes que queiram mergulhar no ecossistema de "Venture Capital", participando de dinâmicas e workshops. Inicialmente voltado para cursos de graduação como Administração, Engenharia e Economia, o VC Challenge já reuniu, em edições anteriores, representantes de mais de 30 diferentes áreas da graduação.

A novidade é que nesta edição, estudantes do ensino médio também poderão competir. As inscrições vão até o dia 30 de julho no site www.kptl.com.br/vc-challenge/ . O evento ocorre online, entre 31 de julho e 21 de agosto.

A iniciativa vai reunir jovens de todo o país, em grupos de até quatro integrantes, ao longo de quatro semanas por meio de uma plataforma digital onde os participantes vão conhecer startups, traçando cenários de investimentos e desafios.

Ao final, vão ter a chance de ganhar um prêmio especial.

Na edição de 2019, os vencedores receberam uma viagem com tudo pago para a Europa, além de ingressos do Web Summit, a maior conferência de tecnologia do mundo. A premiação desta edição será anunciada em breve.

Entenda a competição

No ano passado, 750 universitários, de 21 estados, representaram algumas das mais respeitadas instituições de ensino do país. Na experiência imersiva, os participantes têm a oportunidade de vivenciarem o ambiente de empreendedorismo dos dois lados da mesa: como investidores e como captadores de investimentos, desde a elaboração do estudo do mercado até apresentação dos "pitches", contando sempre com mentoria de lideranças empresariais renomadas. É um desafio que tende a trazer não apenas conhecimento para os estudantes, mas também projeção para eles diante dos investidores e empregadores.

Responsável pela organização do desafio na KPTL, Renato Pavan explica um dos eixos centrais do projeto. "Notamos que os estudantes ainda estão muito distantes do ecossistema de inovação. O VC Challenge veio para fazer essa aproximação, auxiliando na criação de futuras lideranças preparadas para os desafios modernos", conta Pavan. Assim como na edição anterior, o projeto será realizado totalmente online, abrindo oportunidade para participantes de diferentes localidades, ampliando a captação de futuros talentos. Todo o conteúdo do desafio será disponibilizado em uma plataforma com streaming e conteúdo sob demanda, que também conta com fóruns e outras ferramentas de interação.

"As empresas têm adotado cada vez mais o home office, o que permite contratar pessoas Brasil afora. Da mesma forma, o VC Challenge nesse formato consegue conectar nossos parceiros com talentos que, muitas vezes, estavam distantes. Então, o VC Challenge aproxima as empresas e as lideranças desses talentos, assim como esses talentos conseguem ter um acesso a essas empresas", detalha Pavan.

Passo a passo do VC Challenge

O VC Challenge é dividido em quatro fases ao longo de quatro semanas de duração:

- Fase 1: Na primeira fase, os participantes vão acompanhar uma série de debates sobre os três grandes setores de atuação da KPTL, dos quais os estudantes selecionarão um para elaborar um relatório, e escolherão uma empresa do segmento a qual eles gostariam de investir.

- Fase 2: Na segunda fase, os participantes vão assistir as apresentações de fundadores de três empresas investidas da KPTL e decidir em qual delas investiriam. Na dinâmica, os estudantes devem apresentar a escolha em uma simulação de comitê de investimento de uma gestora.

- Fase 3: Já na terceira fase, os participantes passam para a posição de empreendedores da startup em que decidiram investir, recomendando decisões estratégicas e estruturando um plano de negócios para a empresa. Os estudantes passarão ainda por palestras, mentorias, e interações com os fundadores e funcionários das startups para prepararem um "pitch" de captação de investimentos. Os cinco grupos que apresentarem os melhores "pitches" chegarão à quarta fase.

- Fase 4: Na última fase, os finalistas receberão mentoria dos fundadores das startups nas quais eles realizaram o desafio e apresentarão seu "pitch" para uma bancada de jurados e especialistas em Venture Capital. O grupo que levar a melhor, ganha o prêmio.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!