Pediu delivery? Fique atento a um novo golpe de clonagem de cartão
Reprodução: ACidade ON
Pediu delivery? Fique atento a um novo golpe de clonagem de cartão


Um vídeo que viralizou nas redes sociais nesta semana mostra a atitude de um motoboy que ao fazer a entrega na casa de uma mulher, filma a frente e o verso do cartão e ainda grava o momento em que a cliente digita a senha sem que ela perceba (assista o vídeo abaixo). 

Na ação, o entregador que já está segurando o cartão da vítima, afirma que precisa ligar a lanterna do celular para "enxergar" melhor.   

Enquanto isso, ele conversa com a cliente, para ganhar a confiança dela e tempo para conseguir o que precisa - todos os dados da vítima.
Depois de filmar a frente e o verso do cartão sem que a pessoa perceba, o suspeito realiza o pagamento na maquininha como se nada tivesse acontecido. 

Em posse das informações contidas no cartão como número de série, data de vencimento e código de segurança, o estelionatário consegue realizar várias compras pela internet e até mesmo clonar o cartão.  

CRIMES CRIATIVOS

Para o especialista em Segurança Pública Alexandre Fagnani o vídeo que está circulando nas redes sociais acende um alerta importante para novos golpes que não param de surgir. " Os criminosos estão cada vez mais criativos para cometer estelionatos. Então, todo cuidado é pouco", disse. 

No caso desse vídeo, o suspeito conseguiu tudo o que precisava. "Ele pode imprimir os mesmos números em qualquer cartão e sair usando ou fazer várias compras pela internet em poucos minutos, por exemplo", explicou. 

E o pior: quando a vítima descobre que teve o cartão clonado, dificilmente ela vai lembrar que foi em uma simples entrega que isso tudo aconteceu. "E isso vale não só para o delivery, as pessoas precisam estar atentas em qualquer lugar onde forem digitar a senha", disse.  

DICAS

Para evitar que você seja a próxima vítima, preste atenção nas dicas do especialista em segurança. Confira abaixo: 

- Não entregue seu cartão à ninguém: Você mesmo pode colocar o cartão na maquininha e digitar a senha. Não deixe o seu cartão na mão de ninguém 

- Digitando a senha: Mantenha a sua privacidade na hora de digitar a senha  

- Fique de olho nos valores e na maquininha: Como costuma ser de um valor baixo, alguns consumidores aceitam pagar a taxa. O que acontece é que elas são cobradas em maquininhas que estão com visor quebrado, por exemplo, ou o valor não aparece para a leitura do cliente, que confia estar pagando um valor pequeno, quando, na verdade, tem debitado da conta quantias bem mais altas 

Uma outra sugestão que traz mais segurança para os consumidores é a de pagar pelo aplicativo. "Assim, você não vai precisar colocar seu cartão na maquininha e nem digitar a senha na frente de ninguém", disse Fagnani. 

PERFIL VÍTIMAS

Ainda de acordo com o especialista, normalmente essas pessoas que agem de má fé escolhem vítimas idosas, que não são habituadas a usar tecnologia e confiam com mais facilidade nesses suspeitos.  

"Uma dica importante é nunca aceitar ajuda. Você não deve deixar ninguém pegar o seu cartão nem que seja por poucos segundos. Você segura, passa e de preferência mantenha a distância na hora de digitar a sua senha", disse. 

SOBRE O VÍDEO

O ACidade ON Campinas pediu um posicionamento para a SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) sobre o vídeo que tem circulado nas redes sociais, mas não recebemos informações até o momento sobre onde foi cometido o crime e nem sobre a investigação do caso. 


"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!