Campinas registrou a temperatura mais baixa do ano nesta sexta-feira.
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Campinas registrou a temperatura mais baixa do ano nesta sexta-feira.

Campinas superou as expectativas de frio anunciadas pelos meteorologistas e registrou na madrugada desta sexta-feira (30) a temperatura de 3,5°C às 4h50. Além de superar a temperatura mais baixa do ano, a cidade registrou ainda a medição mais baixa desde 2000.

A medição da temperatura foi feita pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp. Segundo o Centro, mais tarde, por volta das 7h da manhã, os ventos em Viracopos eram de 17 km/h e temperatura de 4ºC, deixando a sensação térmica em zero grau.

A temperatura de hoje é a mais baixa em 21 anos, e só não superou a mínima registrada durante a onda de frio intenso que atingiu a cidade em 2000, quando a temperatura registrada foi de 2,2°C, também no mês de julho. Neste ano, a menor temperatura até então tinha sido registrada no dia 20 deste mês, com 4°C.

O frio registrado nesta semana é causado por uma massa de ar de origem polar, que derrubou as temperaturas em boa parte do país, chegando a causar neve em estados do Sul. Segundo o Cepagri, nesta sexta-feira com a massa entrando mais na região e a adição de ventos fortes, a sensação térmica fica ainda mais baixa que os últimos dias, o que requer cuidados.  

ERA ESPERADO  

O frio intenso já era anunciado desde o último fim de semana. No início dessa semana , o Cepagri emitiu um alerta sobre a possibilidade da sensação térmica beirando temperaturas negativas . Além do centro, a Defesa Civil de Campinas emitiu um alerta de risco meteorológico anunciando necessidade de cuidados com pessoas mais vulneráveis.  

Você viu?

E COMO FICA A PARTIR DE AGORA?  

Segundo o Cepagri, a previsão para esta sexta-feira é de céu aberto com predomínio de sol. Ao longo do dia, o vento aumenta ainda mais de intensidade, atingindo valores sustentados oscilando ao redor de 30 km/h. A temperatura máxima está prevista em 17ºC durante a tarde.  


O sábado já vem com um frio menos rigoroso: as temperaturas ficam entre 8ºC e 20ºC. Apesar disso, com ventos ainda de intensidade moderada a forte, a sensação térmica à sombra ainda se mantém baixa, sobretudo no período da manhã e da noite. 

A umidade relativa mínima está estimada em 30%, e em combinação com a ação dos ventos mais intensos pode favorecer o ressecamento de pele, mucosas e lábios.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!