
O DEPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal) realizou nesta semana a castração de 600 gatos e cachorro em Campinas. A cirurgia foi feita dentro do Castramóvel ônibus adaptado que percorria os bairros da cidade para castrar animais domésticos, e que agora está estacionado no pátio, na sede do departamento, na Vila Boa Vista.
Segundo a Prefeitura, durante a retomada do Castramóvel, o atendimento está voltado exclusivamente para animais sob responsabilidade de cuidadores e de ONGs de proteção animal cadastrados no banco de dados do DEPBEA.
No período da pandemia, o Castramóvel deixou de operar por recomendação sanitária, para não causar aglomerações desnecessárias e prevenir a transmissão da covid-19. "A retomada das atividades ocorre gradativamente, começando com quantitativos menores", explicou o secretário do Verde, Rogério Menezes.
De acordo com o levantamento do órgão, foram castrados aproximadamente 600 animais em quatro dias de trabalho.
"Este trabalho é importante para o controle populacional dos animais", disse o diretor do departamento, Vagner Bellini.
Para evitar aglomerações, o programa atende a princípio apenas gatos, que são entregues e retirados dentro de caixas, com hora marcada. Para evitar aglomerações, o programa atende a princípio apenas gatos, que são entregues e retirados dentro de caixas, com hora marcada. Segundo o DEPBEA, cerca de 50 cachorros foram castrados apenas, sendo eles em situações específicas.