Pista interna voltou a ficar liberada após mais de um ano.
Eduardo Lopes/PMC
Pista interna voltou a ficar liberada após mais de um ano.

A Prefeitura de Campinas voltou a liberar hoje (8), para pedestres, a pista interna da Avenida Doutor Heitor Penteado, que contorna a Lagoa do Taquaral, para a prática de exercícios.

O bloqueio de veículos na avenida e a liberação de pedestres ocorre das 7h às 13h. A ação não acontecia desde o início da pandemia em março de 2020.

Além da Heitor Penteado, também está liberada para as atividades físicas a Rua Vital Brasil, no entorno da Praça Arautos da Paz.

A liberação ocorreu após a melhora no quadro a pandemia na cidade.

Operação Lagoa

A "Operação Lagoa" ocorre aos domingos e feriados, das 7h até as 13h. A pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado fica aberta ao público para atividades esportivas ou recreativas, de forma individual, em família, amigos, ou pequenos grupos. Consequentemente, a via fica fechada ao tráfego.

Para a realização da operação, as ações da Setransp / Emdec começam na madrugada, para garantir a segurança dos frequentadores do espaço de lazer. As ações envolvem três turnos de trabalho de agentes da Mobilidade Urbana. São entre 12 e 15 agentes diretamente ligados à operação.

Logo na madrugada, por volta das 2h, dois agentes da Emdec distribuem os elementos de sinalização, como cavaletes e cones, em locais próximos aos pontos de bloqueio. A mesma equipe também realiza reserva de vagas.

Por volta das 6h, já com outro turno de agentes em ação, são executados os bloqueios da pista interna da Heitor Penteado, no entorno da Lagoa e, também, no trecho da Rua Vital Brasil, em frente à Praça Arautos da Paz.

Durante a abertura do espaço para o lazer, agentes ficam posicionados no Portão 1 da Lagoa, na região do antigo Kartódromo e na Almeida Garret. Além disso, agentes monitoram as principais vias da região; o orientam os usuários do transporte público coletivo municipal.

Duas linhas de ônibus atendem as imediações da Lagoa e são impactadas pela operação, com desvio de percurso: a 3.45 Jardim Carlos Lourenço / Cidade Judiciária e a 3.48 Vila Marieta / Cidade Judiciária.

Por volta das 13h, uma terceira turma de agentes participa do processo. A equipe orienta os usuários a liberarem a via e, depois, retiram a sinalização, liberando o tráfego de veículos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!