Semana começa com tempo firme e temperaturas em elevação
Reprodução: ACidade ON
Semana começa com tempo firme e temperaturas em elevação

Campinas amanheceu nesta segunda-feira (9) com o céu azul e o clima ameno. A previsão para essa semana é de tempo firme com uma trégua no frio, sendo que as temperaturas devem ser mais elevadas.

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, já a partir desta segunda-feira a previsão é de é predomínio de sol e temperaturas em elevação, principalmente as máximas. 

"A certeza é que será uma semana relativamente quente, com temperaturas entre 28ºC e 30ºC e calor já a partir de segunda-feira", disse Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri. 

Você viu?

Segundo Bainy, no meio da semana os indicativos apontam para que as máximas sejam ainda maiores.

"Lá pela quarta-feira, teremos provavelmente as maiores máximas da semana", pontou. Segundo ele, em um dos modelos números utilizados pelo Centro apontam para temperaturas máxima em torno de 31ºC a 33ºC graus na quarta-feira, mas há ainda um grau de incerteza em relação a quanto a máxima deve chegar.

BLOQUEIO DO FRIO

Segundo Bainy, o calor será possível devido a um sistema que atua como "bloqueio" da frente fria que passa pelo país.

"Teremos um sistema de alta pressão, que acaba atuando como 'bloqueio' impedindo avanço da frente fria, que vai atuar mais no Sul sem conseguir avançar para as demais regiões", explicou.

"Esse sistema de bloqueio acaba intensificando as características da massa de ar tropical que atua Centro-Oeste do país, intensificando a temperatura, baixando umidade relativa do ar. Mas o bloqueio deve persistir só ao longo da próxima semana, indo embora em seguida" completou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!