MACC recebe exposição Pesquisa em Processo e Intermediação da Imagem
Reprodução: ACidade ON
MACC recebe exposição Pesquisa em Processo e Intermediação da Imagem

O MACC (Museu de Arte Contemporânea de Campinas) "José Pancetti" recebe a partir desta sexta-feira (20) a exposição Pesquisa em Processo e Intermediação da Imagem. A mostra reúne 12 painéis, que apresentam imagens das pesquisas artísticas de parte do corpo docente do DAP (Departamento de Artes Plásticas) do IA (Instituto de Artes) da Unicamp.

A mostra está aberta ao público de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h. O evento vai até o dia 29 de outubro e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas.

Os projetos apresentados no MACC foram realizados pelos seus autores para as mais variadas linguagens (fotografia, intervenção e instalação artísticas, cerâmica, dentre outros). 

Os painéis, em grande formato (330 x 150cm) apresentam imagens das pesquisas de parte do corpo docente de artistas do DAP que atuam como professores da graduação e da pós-graduação em Artes Visuais do IA Unicamp.

A curadoria da exposição é da professora doutora Sylvia Furegatti, artista visual e pesquisadora também vinculada ao DAP IA Unicamp. O projeto tem sua origem na criação de um espaço expositivo dentro do Instituto de Artes, um painel criado em meados da década de 1980 para exposição de trabalhos em arte xerox que, ao longo do tempo, foi sendo ocupado de variadas formas entre exposição e comunicação geral.

Localizado no principal corredor de acesso no Instituto de Artes, este antigo painel acolheu o projeto expositivo "Wellcomet Harley", organizado pelos professores doutores Lucia Fonseca e Gilbertto Prado, em meados da década de 1980.

Os professores-artistas que integram esta exposição são: Edson Reuter, Ernesto Boccara, Filipe Salles, Ivanir Coseniosque, Lucia Fonseca, Luise Weiss, Lygia Eluf, Márcio Périgo, Marco do Valle (in memorian), Paulo Teles, Rachel Zuanon, Sergio Niculitcheff e Sylvia Furegatti. Os professores Paulo Kühl e Selma Machado Simão, respectivamente docentes das áreas de História da Arte e Arte-Educação são os autores dos textos de apresentação da mostra.

QR CODE

Por meio do QR Code que acompanha as legendas dos trabalhos, o visitante presencial pode acessar tanto essas proposições educativas destinadas a diferentes públicos e faixas escolares quanto toma contato com outros detalhes da pesquisa de cada artista, multiplicando as camadas de informação contidas nas imagens. 

Você viu?

Este material será remetido, por e-mail e na forma impressa, para cerca de 300 escolas cadastradas pelo MACC, e igualmente divulgado no site oficial do Instituto de Artes em sua sessão de eventos, disponível em: https://www.iar.unicamp.br/

No total, o Departamento de Artes Plásticas conta com 21 docentes. Neste projeto há a participação de apenas 15 deles, o que sinaliza, como se espera, outras possíveis aberturas para projetos futuros.

O projeto acolhido pelo MACC foi viabilizado por meio de Apoio à Pesquisa Docente FAEPEX Unicamp, em parceria com a marca Hofstatter, representada pelo artista visual Matheus Hofstatter, que trabalha com este tipo de produção artística de painéis em tecido. Hofstatter é o apoiador do Projeto do Painel Expositivo do DAP IA Unicamp desde sua inauguração.

É possível conhecer mais detalhes, e as exposições realizadas no projeto do DAP por meio do perfil no Facebook: https://www.facebook.com/painelexpositivodap

SERVIÇO

Exposição Pesquisa em Processo e Intermediação da Imagem

Dias: de 20 de agosto a 29 de outubro.

Visitação pública: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.

MACC : Rua Benjamin Constant, 1633. Centro, Campinas, SP

Contatos: fone: 2116-0346 e-mail: cultura.macc@campinas / sylviaf@unicamp.br

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!