HC e Mário Gatti são selecionados em projeto do Ministério da Saúde
Reprodução: ACidade ON
HC e Mário Gatti são selecionados em projeto do Ministério da Saúde


O Hospital Municipal Mário Gatti e o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp foram selecionados pelo Ministério da Saúde para integrar o projeto Saúde em Nossas Mãos Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, que pretende alcançar, em dois anos, uma redução de 50% da incidência de infecções hospitalares em pacientes internados em UTI (Unidades de Terapia Intensiva).

O projeto tem objetivo de aumentar a segurança de pacientes. As UTIS dos hospitais receberão suporte com a implantação de práticas de prevenção de infecções relacionadas ao uso de ventilação mecânica, uso de cateteres venosos e de sondas vesicais. No País, ao todo 204 unidades de terapia intensiva participarão do projeto.  

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as infecções hospitalares afetam 14 em cada 100 pacientes admitidos nos hospitais. Nos países em desenvolvimento, de cada 100 pacientes hospitalizados, 10 adquirirão infecções associadas a cuidados em saúde. Medidas de prevenção e controle de infecções, simples e de baixo custo, como a higiene correta das mãos, podem reduzir a frequência de infecções em mais de 50%. 

COMO VAI FUNCIONAR

O suporte técnico será oferecido por um conjunto de seis hospitais que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS): Albert Einstein, Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa, Hospital do Coração, Moinho de Ventos e Sírio-Libanês. 

Os hospitais serão acompanhamos por profissionais desses hospitais, que conduzirão sessões virtuais de treinamento, suporte contínuo e as visitas às unidades.

O projeto prestará suporte para que as equipes simplifiquem e padronizem seus processos e os profissionais possam ampliar e replicar o trabalho em outras unidades.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!