Para evitar racionamento, Valinhos decreta bandeira vermelha
Reprodução: ACidade ON
Para evitar racionamento, Valinhos decreta bandeira vermelha

Com o tempo seco e a chuva abaixo do esperado, a Prefeitura de Valinhos decretou bandeira vermelha nesta segunda-feira na cidade (23) para evitar o racionamento de água. Também a partir de hoje, o Daev (Departamento de Água e Esgoto de Valinhos) fará uma manobra no sistema.

Essa manobra consiste em diminuir a pressão da água nos bairros mais baixos para abastecer aqueles que estão em locais mais altos. A medida deve durar 45 dias e foi decidida em uma reunião hoje entre Administração e Daev.

Além disso, o Departamento pede o uso consciente da água. No bairro Jardim Nova Palmares, um dos mais altos de Valinhos, os moradores já estão usando o caminhão-pipa para receber água em casa. Cada um tem cerca de 60 mil litros de do recurso hídrico.

A empresa é contratada pelo Daev, que abastece os caminhões com água de poços artesianos de Campinas e leva até Valinhos.

FALTA DE ÁGUA

O problema de abastecimento de água em Valinhos piorou neste fim de semana e atinge atualmente 23 bairros. Até o momento, choveu apenas 3% do esperado para o mês em Valinhos. A última chuva de 1,20 milímetros, o que significa 3,3% da média esperada para o período - de 36,91 milímetros.

Com exceção do Rio Atibaia, que abastece metade de Valinhos (50,6%), a capacidade dos outros mananciais de água bruta continuam a cair. A barragem Santana do Cuiabano opera hoje com 68%. A barragem João Antunes está com 5% e a do Moinho Velho, 48%.

MAIS BAIRROS

Hoje, o Daev disse ainda que, apesar da manobra, caso não haja consciência da população no uso da água, 12 bairros correm o risco de ficar sem água nos próximos dias. Entre eles estão partes altas do Parque Portugal e do Parque Nova Palmares.

Há ainda chance de falta de água parcial nos seguintes bairros: Bom Retiro I e II, Nova Era I e II, Jardim São Pedro, Jardim Santa Eliza, Pedra Verde, San Marino, Parque das Figueiras e União.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!