A partir desta segunda-feira (30), começa a operação da faixa exclusiva para ônibus na Rua General Osório,
no trecho entre a Avenida Francisco Glicério e a Avenida Anchieta, na região central de Campinas.
De acordo com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), serão cerca de 300 metros para a priorização para o sistema de transporte público coletivo municipal à direita.
A faixa exclusiva operará em período integral, 24h por dia, todos os dias da semana.
Pela Rua General Osório circulam 11 linhas de ônibus convencionais e duas do serviço "Corujão". São elas: 249; 260; 309; 317; 331; 332; 339; 345; 346; 348; 357; 359; e 371. São 34 mil passageiros transportados, por dia, nessas linhas; e a circulação de 50 ônibus por hora nos picos da manhã e da tarde.
Pela General Osório circulam sete das 50 linhas que realizam itinerário pela Avenida Campos Sales, onde há faixas exclusivas à direita e à esquerda.
SINALIZAÇÃO VIÁRIA
Para o início de operação da faixa exclusiva, a sinalização horizontal da via, incluindo faixas de pedestre, retenção e balizamentos, foram revitalizadas.
Na faixa exclusiva foi incluída, como marca de separação, "vibraline", que permite que o motorista perceba que está circulando em via de corredor exclusivo para ônibus.
Nesta semana, a Emdec instalou três faixas educativas, na General Osório e entorno, sobre o início da operação da faixa exclusiva, como forma de orientação aos motoristas.
SEGUNDA FAIXA
Neste segundo semestre, essa é a segunda faixa exclusiva que entra em operação, na região central. Em 16 de agosto, começou a operação da faixa exclusiva na Avenida Júlio de Mesquita, no trecho entre a Rua Irmãos Bierrembach e a Avenida Benjamin Constant.