Idosos têm a opção de receber a vacina dentro do carro.
Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas
Idosos têm a opção de receber a vacina dentro do carro.

Campinas inicia, na próxima semana, a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas já imunizadas com as duas doses iniciais.

De acordo com a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Andrea von Zuben, a vacinação começa pelos acamados e moradores de ILPIs (Instituições de Longa Permanência).

O reforço contempla as pessoas a partir de 60 anos que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses. "Nossas equipes irão até a casa dos idosos acamados e às ILPIs, como já foi feito nas primeiras etapas", disse a diretora.

Depois que esses grupos tiverem recebido a dose de reforço, será aberto agendamento em ordem decrescente, conforme determinação do PEI (Programa Estadual de Imunização), até atingir todas as pessoas com 60 anos ou mais.

Em Campinas, segundo levantamento do Devisa, esse público da primeira etapa é composto por 4.157 pessoas. 

A vacinação será nos 64 Centros de Saúde municipais que já fazem a imunização dos demais públicos (apenas as unidades do Campina Grande, Carlos Gomes e Boa Esperança não aplicam a vacina contra a Covid). 

A secretaria Municipal de Saúde aguarda orientação oficial do Estado e a chegada de doses para definir a vacinação detalhadamente.

O ANÚNCIO

A dose de reforço foi anunciada pelo governo do Estado no dia 25 de agosto e tem previsão de início a partir do dia 6 de setembro.

Segundo o governo estadual, poderão tomar a dose adicional idosos com 60 anos ou mais que tenham sido vacinados com a segunda dose de qualquer imunizante há pelo menos seis meses. No estado, é estimado que 900 mil pessoas poderão tomar a terceira dose.


DELTA

O objetivo principal é garantir proteção adicional à população mais vulnerável a variantes mais contagiosas do coronavírus, como a delta. O governo do Estado também pediu mais vacinas ao Ministério da Saúde para antecipar a segunda dose dos públicos restantes.

Em Campinas, ontem o governo de São Paulo confirmou a variante delta na cidade, assim como em outras oito cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!