O total de atendimentos realizados nas farmácias de alto custo de Campinas bateu recorde em 2021.
Neste ano, a média é de 80 mil pessoas por mês atendidas no serviço.
O número é maior que o registrado nos dois últimos anos.
Os dados são da secretaria Estadual de Saúde. Em 2020, a média mensal foi de 76 mil pacientes. Já em 2019, eram 74 mil pacientes que procuraram as duas unidades de Campinas, que ficam no bairro Ponte Preta e na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Apesar da alta no atendimento, as farmácias utilizam o sistema de agendamento. "Antes você vinha e ficava quase o dia inteiro aqui. Agora vai mais rápido", disse o aposentado José Carlos Gonçalves.
Segundo a moradora Gislaine Mendes, o aplicativo disponibilizado pelo serviço ajudou muito a organizar o horário. Ela quem busca o remédio de asma para a mãe. "Como ela é aposentada, ganha o salário mínimo. Então esse dinheiro ela usa para outras coisas, até mesmo para a saúde", disse.
Outro morador que utiliza o serviço é o aposentado Miguel Bisteni Júnior, que convive com a esclerose múltipla e retira medicamentos na farmácia de alto custo há 15 anos.
"A gente percebe muita movimentação, as farmácias estão sempre lotadas. E não dá para ficar sem o medicamento. Fica terrível, começa a passar mal, começa a ficar mais travado", disse. (Com informações da EPTV Campinas)