Próximos dias terão aumento na nebulosidade em Campinas (Foto: Luciano Claudino/Codigo 19)
Próximos dias terão aumento na nebulosidade em Campinas (Foto: Luciano Claudino/Codigo 19)

Depois do calor intenso no feriadão, Campinas tem um aumento de nebulosidade variável e possibilidade de chuva já a partir desta quinta-feira (9). Hoje, apesar da previsão ter apontado para chances de dia mais quente do ano, a cidade já teve aumento na cobertura de nuvens, que impedem a passagem de calor.

De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, há maior possibilidade de chuvas entre o entardecer e a noite de amanhã. Enquanto as temperaturas devem ficar entre 20ºC e 31ºC, com máxima dependendo da evolução da configuração das nuvens.

Nesta quarta-feira (8), a previsão tinha indicado que as máximas pudessem chegar a 35ºC - o que seria a temperatura mais alta do ano . No entanto, a nebulosidade na manhã evitou um aumento mais acentuado no calor.

"Tivemos uma nebulosidade que se formou ao longo da noite e inibe um pouco a subida nas temperaturas, mas a nebulosidade já está se dispersando e a temperatura deve subir bastante ainda. Pode não chegar aos 35ºC, mas ainda sim teremos um tempo bem quente ", disse Bruno Bainy, meteorologista do Centro.

Você viu?

MUDANÇA NO TEMPO

Segundo Bruno, a mudança no tempo vai de encontro a uma frente fria associada ao sistema de baixa pressão que vem no Sul do país, e ainda deve atingir todo o estado de São Paulo.

"Temos um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul, que avança com frente fria e deve chegar ao estado de São Paulo até o fim do dia de hoje. Ao longo de amanhã, essas áreas de chuva avançam para as demais regiões do estado, inclusive em Campinas. A partir da tarde esperamos o tempo fechando mais, com chuvas a partir da tarde, noite", explicou.

No entanto, apesar da chegada da frente fria, não haverá uma queda significativa na temperatura.

"Não vamos ter queda de temperatura associada a entrada dessa massa de ar frio, o que teremos são condições de nebulosidade e chuvas que impedirão que as temperaturas subam entre sexta e sábado" disse Bainy.


FIM DE SEMANA

Ainda de acordo com o Cepagri, o sábado deve ser de céu com muitas nuvens e chuvas recorrentes, com temperaturas mais amenas. Como não há indicativos da entrada de ar polar na região, já no domingo, conforme a nebulosidade se afasta, as temperaturas voltam a subir, devendo ficar acima dos 32ºC.

"No domingo, essa nebulosidade deve ir embora e as temperaturas voltam a subir bastante. Isso porque essa frente fria vai passar mais pelo sul do estado, e não vamos ter essa queda de temperatura associada a entrada de massa de ar frio. O que vamos ter são condições de nebulosidade e chuvas que impedem que as temperaturas subam", finalizou. 

*Escrito com supervisão de Bárbara Gasparelo*

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários