Teatro Castro Mendes (Foto: Divulgação/PMC)
Teatro Castro Mendes (Foto: Divulgação/PMC)

A CTAC (Câmara Temática das Artes da Cena de Campinas) promove gratuitamente no YouTube o ciclo de conversas "Memórias da Cena Campineira" sobre a história de grupos teatrais da cidade e de todo o setor ao longo dos anos. A sequência de eventos começa no dia 16 e vai até 19 de setembro, no Dia Nacional do Teatro.

Durante os quatro encontros abertos ao público, artistas de vários segmentos vão contar e ouvir memórias, na tentativa de mapear, contextualizar e procurar estratégias para criar arquivos das artes cênicas. A intenção também é mostrar aos interessados, estudantes e moradores mais jovens do município como foi a trajetória do teatro campineiro até a atualidade.

"Somos artistas da sociedade civil de Campinas, cujo interesse apaixonado nas trajetórias das Artes da Cena propõe o diálogo como forma de resgate e perpetuação da história. Vamos conversar sobre teatros de grupo, teatros negros, cidadania, formação teatral e finalizar com algumas perspectivas nacionais", afirma Pamella Villanova, que é artista, educadora e integra a organização do evento.

COLABORAÇÃO

De acordo com a diretora e pesquisadora das Artes da Cena, Tiche Vianna, durante a programação será apresentado o acesso à ferramenta Linktree para agregar as informações sobre as memórias na cidade e as colaborações que serão enviadas posteriormente.


O ciclo de palestras é realizado em parceria com a FECAMTA (Federação Campineira de Música, Teatro e Audiovisual) e com o CoMCult (Conselho Municipal de Cultura), que fará a transmissão no seu canal oficial: https://www.youtube.com/CoMCultCampinas .

PROGRAMAÇÃO

Ciclo de Palestras: "Memórias da Cena Campineira"

16/09 - 20h: Um olhar sobre a memória da Cena em Campinas
Participação: Marcos Brytto e Sonia Fardin, mediação de Márcia Baltazar

17/09 - 20h - Teatros Negros em Campinas
Participação: Fausto Antonio, Luanda Sant'Ana, Roberto Boni; mediação de Marcos Brytto e abertura de Felipe Venâncio.

18/09 - 20h - Formação de Atuantes: Teatro Escola e Escola de Teatro
Participação: Gracia Navarro (Unicamp), Marina Franco (Tespis), Tiche Vianna (Barracão Teatro), mediação Alice Possani.

19/09 - 16h - Perspectivas Nacionais
Participação: Representantes Confenata (Confederação Nacional de Teatro e Audiovisual): Rafaela Catarina Kinas (SC), Norval Berbari (GO), Roberto Carlos (PE), mediação Pamella Villanova, abertura Alice Possani.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!