Governador João Doria esteve em Campinas para inauguração de programa.
Reprodução
Governador João Doria esteve em Campinas para inauguração de programa.



Campinas está sediando nesta sexta-feira (17) a primeira edição do programa 'Recomeça SP', iniciativa do governo estadual para ofertar serviços e programas para impulsionar a economia das cidades.

A cidade foi escolhida para a inauguração do programa, que contou com a presença do governador João Doria (PSDB). O evento, que começou às 9h e vai até às 17h, é gratuito e conta com a oferta de 300 vagas de trabalho, além de auxílio em serviços do governo (veja abaixo). 

Segundo o governo, Campinas foi escolhida como sede porque teve a região com maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre de 2021 comparado ao mesmo período de 2020 . O PIB da região cresceu 9,2% no período. O programa deve ir para outras cidades do estado nos próximos meses.

"Foi muito oportuna a decisão de virmos para Campinas para fazer o lançamento. Primeiro pela força e potência que essa região tem econômicamente, que tem como epicentro a cidade de Campinas. Depois, pelo crescimento no primeiro trimestre, robusto, que reflete a força da cidade e da região no setor privado conjugado com os investimentos públicos. Quisemos começar por Campinas exatamente pela sua representatividade e importância", sinalizou Doria.

O PROGRAMA

Segundo o governo, o Retoma SP é uma iniciativa que levará às 16 regiões administrativas do estado a maior oferta de serviços e programas para impulsionar a economia das cidades paulistas, com R$ 520 milhões em investimentos.

Trabalhadores, desempregados, estudantes e pequenos empreendedores que necessitam de auxílio neste momento de retomada poderão ter acesso a serviços, como Banco do Povo, Empreenda Rápido, Bolsa do Povo (incluindo Bolsa Trabalho e Bolsa Empreendedor), Mutirão do Emprego (com apoio dos PATs), Poupatempo (serviços digitais), entre outros.

PROGRAMAÇÃO

Hoje dois eventos estão sendo realizados de forma simultânea, no Largo do Rosário e no Expo Dom Pedro, no Parque Dom Pedro Shopping, ambos com entrada gratuita. Para a entrada, é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação em papel, pelo aplicativo do Poupatempo ou plataforma do ConecteSUS. 

Leia Também

Os serviços no Largo do Rosário terão como público-alvo trabalhadores em busca de emprego, estudantes e pequenos empreendedores . O objetivo é facilitar o acesso dessas pessoas aos serviços reunidos no centro na cidade para dar apoio na geração de emprego e renda.

Já no Expo Dom Pedro, o foco será auxiliar as empresas na implantação de soluções para o setor produtivo retomar os negócios.

SERVIÇOS OFERECIDOS: 

CENTRO:

No Largo do Rosário, são oferecidas 300 vagas de emprego. Se o trabalhador tiver um perfil profissional de acordo com os requisitos da vaga, já receberá a carta de encaminhamento para participar do processo seletivo.

Se o trabalhador não encontrar a vaga ideal, a equipe do CPAT fará seu cadastro no Sistema Nacional do Emprego, SINE, para oportunidades futuras. No mesmo estande, haverá um atendimento do Ceprocamp para divulgar cursos de qualificação profissional para pessoas de até 60 anos.

A Secretaria de Trabalho e Renda também estará com o estande do Banco do Povo para orientar pequenos empreendedores para adquirir crédito e dar entrada na documentação para avaliação.

Outros serviços no Largo do Rosário:

- Poupatempo (serviços digitais);

- Empreenda Rápido;

- Cursos Novotec, Via Rápida e Empreendedorismo;

- Bolsa do Povo (Bolsa Trabalho e Bolsa Empreendedor);

- Serviços da JUCESP;

- Serviços do SEBRAE-SP;

- Universidades (Unicamp, Unesp e Univesp).

EXPO DOM PEDRO:

O RetomaSP no Expo Dom Pedro, contará com uma programação de palestras ao longo do dia, além de estandes e workshops para auxiliar as empresas a retomarem seus negócios por meio de ferramentas de inovação, acesso a crédito, gestão e demais áreas que agregam conhecimento.

Após a abertura, o ex-presidente do Banco Central, ex-ministro da Fazenda e atual secretário estadual da Fazenda, Henrique Meirelles, fará um pitch econômico, uma apresentação para investidores, e na sequência o economista Ricardo Amorim, fala sobre a retomada e a efervescência da inovação.


Programação completa

9h30 Abertura : Gustavo Junqueira Presidente da InvestSP, Dário Saadi - Prefeito de Campinas, Patrícia Ellen - Secretária de Desenvolvimento do Estado de SP, João Doria Governador do Estado de SP  

10h30 Pitch Econômico: Henrique Meirelles, ex-presidente internacional do BankBoston; ex-presidente do Banco Central, ex-Ministro da Fazenda e atual secretário Estadual da Fazenda   

10h45 - A retomada e a efervescência da inovação: Ricardo Amorim, economista e um dos mais importantes palestrantes mundiais do Speakers Corner 

12h Crédito para retomada sólida e sustentável: Wallace Harchbart, especialista em gestão empresarial DesenvolveSP 

12h30 Como o IPT pode ser o seu parceiro para inovar? Palestra de Alessandro Rizzato, diretor executivos do IPT  

13h A Jucesp e o apoio ao empreendedor no Estado: Walter Ihoshi, presidente e vice-presidentes da Jucesp e Célia Leão, secretaria do Direito da Pessoa com Deficiência do Estado de SP 

13h20 Inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável: Saulo Guerra e José Celso Freire Júnior, Diretores da Agência Unesp e Ana Frattini, diretora da Inova Unicamp, Dr. Mariano Francisco Laplane e Vanderlei Braga, Unicamp 

14h - Inovação: impulsionando SP como hub global: Ricardo Sérgio Martins consultor de Inovação do SebraeSP  

14h30 Empreendedorismo científico - O programa Pipe na Fapesp: Douglas Eduardo Zampieri, Coordenador adjunto de Pesquisa e Inovação, Fapesp  

15h - SP+ consórcios O fortalecimento de políticas públicas regionais: Beatriz Gusmão, gerente de políticas públicas e relações institucionais do SebraeSP  

15h30 - Sua empresa na China, Emirados árabes e Europa: Silvia Pierson, diretora escritório Emirados InvestSP, José Mário Antunes, Diretor escritório China InvestSP, Fernando Fritz, Diretor escritório Europa InvestSP, Laura Barbora e Taiame Souza, coordenadoria dos escritórios no Brasil.   

16h Cenários atuais da exportação e suas oportunidades - ExportaSP, Programa de capacitação para exportação: Prof Dr. Diego Coelho, FIA.

O Expo Dom Pedro fica no Parque Dom Pedro Shopping, Avenida Guilherme Campos, 500, bloco II. Jardim Santa Genebra.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!