Onda de calor: sábado será de céu azul e muito sol em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Onda de calor: sábado será de céu azul e muito sol em Campinas



O sábado (18) amanheceu com céu azul e promessa de muito sol em Campinas. Pela manhã, por volta das 8h30 a temperatura registrada pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, era de 22ºC. A máxima hoje vai passar dos 30ºC. Não há previsão de chuva.

Na tarde de ontem a Defesa Civil estadual emitiu um alerta para uma nova onda de calor que vai atingir a região de Campinas a partir de hoje. Segundo órgão, a onda de calor deve durar até terça-feira (21).

A previsão indica que a temperatura máxima pode chegar a 36°C e a sensação térmica deve ser ainda maior: de 38°C.

"As temperaturas tendem a ficar elevadas, com momentos de calor intenso e níveis críticos de umidade relativa do ar, na região de Campinas", disse o órgão.

Por conta disso, a Defesa ressaltou a importância de beber água constantemente e evitar exercícios ao ar livre, no período vespertino. Além disso, não se deve colocar fogo em vegetação, pois pode provocar incêndio florestal, o que é crime ambiental.

SÁBADO E DOMINGO

Os indicativos do Cepagri apontam para temperaturas subindo ainda mais, pelo menos até a próxima terça-feira (21). Hoje, os termômetros devem marcar entre 19ºC e 34°C e, no domingo (19), a previsão é que subam ainda mais, atingindo os 35°C.

"Aqui na região de Campinas aconteceram somente algumas chuvas de forma muito isolada e muito rápidas, com pouco volume. Agora, a frente fria já está se afastando em direção ao Oceano e, pelo menos até o começo da próxima semana, teremos uma massa de ar continental-tropical que vai manter as condições de tempo firme e estável, favorecendo a elevação das temperaturas", informou o órgão.

MASSA CONTINENTAL

Com o céu mais limpo, as temperaturas devem ficar mais altas sobre a influência dessa massa de ar quente tropical-continental.

"A não ser em alguns casos que temos entradas de umidades, essa massa pode ter características úmidas, que é que geralmente acontece no Verão. Mas, no momento, não temos tanta umidade sobre o continente e, por isso elas tendem a ser mais secas, favorecendo o tempo quente para os próximos dias", conclui a nota do Cepagri.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!