Campinas teve novo recorde de temperatura nesta terça-feira.
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Campinas teve novo recorde de temperatura nesta terça-feira.


Campinas atingiu 37,9ºC no começo da tarde desta terça-feira (21) e bateu, mais uma vez, um novo recorde com a maior temperatura registrada no ano. O recorde vem em cima de outro batido ontem (20) (leia mais abaixo). 

A medição foi feita pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, que registrou a temperatura às 13h40. Segundo o Centro , a máxima pode aumentar ainda mais. 

O "calorão" é registrado em meio a uma intensa onda de calor que passa pela região, e chegou a ser alertada pela Defesa Civil na semana passada.

Segundo órgão, a onda de calor deve durar até essa terça-feira, com a sensação térmica beirando os 40°C. A partir de amanhã, a chegada de uma frente fria deixa o tempo mais ameno na região.

RECORDE EM CIMA DE RECORDE

Essa é a quarta vez só em setembro que a cidade quebra novo recorde de calor. Ontem (20), a máxima chegou 37,6°C, até então temperatura mais alta em 2021. 

No dia 13, os termômetros marcaram 36,1°C . Antes disso, no dia 8, a máxima chegou a 34,6°C. 

Leia Também

E COMO FICA AGORA?

Segundo o Cepagri, já nesta terça-feira a nebulosidade vai aumentando no Estado, com chuvas em algumas regiões e temperaturas voltando a ficar mais amenas. 

"Amanhã e quinta-feira o calor já dá uma amenizada. Amanhã em função de uma cobertura de nuvens as temperaturas ficam mais restritas, e a amplitude térmica fica menor. Esse vento mais intenso vai transportar um ar mais frio, e vamos ter uma queda nas mínimas", explicou Bruno Bainy, meteorologista do Centro. 

"Hoje as mínimas estavam na casa dos 22ºC, amanhã já devem ir para 15ºC, e na quinta deve amanhecer ainda mais baixa, em torno dos 12ºC", disse, Já em relação as máximas, o meteorologista afirmou que na quarta a temperatura não sobe muito, ficando em torno de 24 ºC.  

Já na quinta-feira a previsão é de um tempo mais aberto, que permite novamente que as máximas subam mais. 


VENTOS FORTES E CHANCES DE CHUVA

Ainda segundo o Cepagri, ao longo da tarde de hoje, os ventos ganham intensidade forte, com velocidades médias sustentadas em torno dos 35 km/h, que já são suficientes para agitar árvores maiores. Rajadas ocasionais são esperadas, e podem superar os 80 km/h e causar alguns danos, sobretudo em árvores e edificações mais fragilizadas. 

A previsão é que essa condição de vento persiste até a manhã de quinta-feira, com ventos perdendo intensidade ao longo da tarde de quinta. Apesar da baixa probabilidade, entre a tarde e a noite de hoje há possibilidade de pancadas isoladas de chuva, sem indicativos de temporais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!