Passagem de fauna esta sendo construída. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas)
Passagem de fauna esta sendo construída. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas)

Dois trechos da Rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira (SP-81), que liga os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas, terão o tráfego de veículos parcialmente interditado hoje (23). O bloqueio vai ocorrer para o içamento das estruturas metálicas que darão suporte a duas passagens de fauna que estão sendo construídas no local. 

As paralisações ocorrem das 9h às 12h no Km 1+500m e das 13h às 16h no Km 10.

A rodovia é administrada pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de São Paulo), que fará a operação de trânsito no local. A recomendação é de que, caso possível, os motoristas evitem circular pela região, durante o período da operação.

Há dois meses a secretaria Municipal do Verde anunciou a construção de três passagens de fauna, uma em Barão Geraldo e as duas na estrada entre Sousas e Joaquim Egídio, na APA (Área de Proteção Ambiental) de Campinas. O bloqueio parcial desta quinta-feira será realizado durante três horas em cada trecho, assim como ocorreu na Estrada da Rhodia há cerca de um mês.  

"A implantação de passagens de fauna dentro da área urbana municipal tem como objetivo conectar os fragmentos naturais e corredores ecológicos, através das copas das árvores, para possibilitar o deslocamento da fauna arborícola", afirma Gabriel Dias Mangolini Neves, chefe de setor e engenheiro ambiental da pasta.



AS PASSAGENS

A construção das passagens de fauna é fruto de uma parceria entre a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade, uma das principais associações de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável, por meio do projeto Interact-Bio Ação Integrada pela Biodiversidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!