Internado com Covid-19, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) precisou ser encaminhado para leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) durante a madrugada desta segunda-feira (27) após apresentar piora na frequência cardíaca.
Segundo o boletim médico divulgado às 10h pelo hospital Vera Cruz Casa de Saúde, Dário apresentou redução da frequência cardíaca na noite de domingo, foi para a UTI por precaução, mas já voltou a leito de enfermaria.
"Por precaução, Dário foi mantido em leito de UTI para monitorização cardiológica. Passou muito bem toda a madrugada, com exames cardiológicos normais, assintomático e sem necessidade de oxigênio suplementar. Após nova avaliação médica nesta manhã, foi transferido para leito de enfermaria, com seu plano terapêutico mantido", diz a nota encaminhada pelo hospital.
Ontem (26) o boletim do Vera Cruz citava que o prefeito estava sendo tratado com uso de antibiótico, corticoide e anticoagulação profilática, sem o uso de aparelhos respiratórios . Ele foi diagnosticado com uma pneumonia secundária à covid-19.
CONFIRMAÇÃO E MONITORAMENTO
O prefeito de Campinas apresentou sintomas gripais no dia 20 de setembro e suspendeu a agenda pública na data. Dário teve resultado positivo para a doença em 21 de setembro. Dois dias depois, foi internado para exames após relatar cansaço ao longo do dia.
Por conta da internação por covid-19, Saadi pediu afastamento do cargo por 15 dias desde o dia 23. O vice-prefeito Wanderley de Almeida (PSB) está a frente da Prefeitura de Campinas neste período.
Por causa do diagnóstico positivo do prefeito, o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) informou que "monitorou pessoas que tiveram contato próximo". De acordo com o posicionamento, ninguém apresentou sintomas, ou precisou ser afastado.