Campinas deve ter chuva no final de semana.
Fernanda Sunega/PMC
Campinas deve ter chuva no final de semana.


A partir desta sexta-feira (30), uma passagem de frente fria pelo Sul do país chega ao Estado de São Paulo criando condições de alta possibilidade de chuvas fortes na região de Campinas, durante o fim de semana.

Os indicativos foram apontados pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, que explica a previsão a partir da organização de um escoamento atmosférico pela frente fria.

Segundo os meteorologistas do Centro, essas condições favorecem a entrada de calor latente e configuram um fator determinante para a ocorrência e a intensidade de temporais.

SEXTA-FEIRA

Já nesta sexta-feira (1º), a previsão é de pancadas de chuvas menos recorrentes, mas sem descartar o potencial de formação de temporais. Apesar da chuva o calor permanece, e as temperaturas ficam entre 16ºC e 33ºC.

"A partir do final de semana que as coisas devem mudar mais, pois é quando temos os indicativos de chuva mais distribuída e organizada", explica Bruno Beny, meteorologista do Centro.

FIM DE SEMANA CHUVOSO?

Para o fim de semana, segundo o centro, a previsão é de pancadas recorrentes de chuvas e grandes chances de temporais.
Essa possibilidade de fortes chuvas aumenta, pois, além do escoamento organizado, os índices de instabilidade do Cepagri mostram valores mais moderados, permitindo que tempestades mais severas se organizem.

"Espera-se que as tempestades se organizem um pouco melhor, com chuvas mais fortes e até vendavais em algum grau. Podem ser que elas durem por mais tempo também, podendo até atravessar o estado dependendo das condições nos dias".

Os modelos estimam um bom volume acumulado de chuva até a próxima semana, devendo superar os 30 mm e podendo se estender ainda mais. 

PREVISÃO ERRANDO?

Nos últimos finais de semana, chuvas também eram esperadas, mas não ocorreram em volumes significativos, apenas pancadas isoladas foram registradas em pontos da cidade. 

Segundo o Cepagri, a diferença é que neste fim de semana, a frente fria organizará um escoamento que favorece a entrada de calor latente, e esse indicativo é um fator determinante para a intensidade de chuva e a ocorrência de temporais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!