Barragem das Figueiras, na cidade de Valinhos (Foto: Denny Cesare/ Código 19)
Barragem das Figueiras, na cidade de Valinhos (Foto: Denny Cesare/ Código 19)

A Prefeitura de Valinhos anunciou na manhã desta terça-feira (5), um acordo com a Prefeitura de Campinas para iniciar a captação de 800 milhões de litros de litros de água já tratada . Em nota, a Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) confirmou estar em tratativas com a cidade vizinha, mas indicou que para efetivação existe a necessidade de análise técnica.

Segundo a Prefeitura de Valinhos, a parceria visa diminuir os impactos da estiagem e garantir o abastecimento da população. Valinhos sofre há semanas com a estiagem que afeta toda a região. O valor negociado para a compra ainda não foi divulgado.

"Campinas aceitou a proposta e os trabalhos de interligação das redes de Valinhos e Campinas, na altura do Condomínio Vista Valley (Valinhos) e bairro Vila Formosa (Campinas), na rede sob o Anel Viário Magalhães Teixeira deve ser realizado em 30 dias", disse o comunicado da Prefeitura.  Segundo a prefeitura, cerca de 33% das residências de Valinhos serão beneficiadas a aquisição. 

A ação, assim que concretizada, vai permitir a Valinhos receber, diretamente na rede, 25 litros de água tratada por segundo. Apesar do repasse, a Prefeitura no entanto indicou que mesmo com a medida a cidade manterá o racionamento.

SECA

Leia Também

Segundo a Administração, os mananciais de Valinhos, que representam próximo de 40% de todo o abastecimento da cidade, estão praticamente secos, o que tem provocado a necessidade do racionamento.  

No final de setembro, O Daev (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos) alertou para o nível crítico identificado em suas barragens municipais. Segundo o departamento, a barragem João Antunes dos Santos, que há semanas estava operando com 5% de sua capacidade total, chegou a 0% de operação.

Durante o alerta, o departamento ainda indicou um cenário de intermitência no fornecimento de água mesmo depois do período pós-rodízio.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!