Avenida Senador Saraiva ganha faixa exclusiva para ônibus (Foto: Divulgação/EMDEC)
Avenida Senador Saraiva ganha faixa exclusiva para ônibus (Foto: Divulgação/EMDEC)

A Avenida Senador Saraiva, na região central de Campinas, terá a partir da próxima quarta-feira (13), 600 metros de faixa exclusiva para ônibus. O trecho até então era preferencial e abrangia a pista externa da avenida, entre a Rua Barreto Leme e o Viaduto Miguel Vicente Cury. A via conta com três faixas de rolamento e a circulação será exclusiva para ônibus na faixa esquerda. 

Com a medida da Setransp (Secretaria de Transportes) e da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), as duas pistas da Senador Saraiva (interna e externa) terão faixas exclusivas para ônibus. A operação será permanente, de segunda a domingo 24h por dia. 

Por este trecho da Avenida Senador Saraiva, circulam, diariamente, 14 linhas de ônibus. Juntas, elas transportam mais de 42 mil passageiros. São 64 ônibus circulando por hora na pista externa da via. (Veja abaixo linhas que serão beneficiadas pela mudança) 

Segundo a Emdec, além da redução do tempo das viagens diárias, a ampliação das faixas exclusivas tem como vantagens a redução do conflito e da disputa pelo uso da via; e a diminuição do consumo do diesel e, consequentemente, da emissão de poluentes. 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar indevidamente nas faixas exclusivas de ônibus é infração gravíssima, com sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47. 

Leia Também

MELHORIAS 

Nesta semana, parte da Avenida Senador Saraiva recebeu obras de melhoria no pavimento, realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos. Na sequência, a Setransp e a Emdec iniciam os trabalhos de sinalização indicativa, tanto horizontal (faixas de pedestres, retenção, balizamentos), quanto vertical (placas).  

Pista externa da Avenida Senador Saraiva está sendo preparada para receber faixa exclusiva (Foto: Divulgação/EMDEC)
Pista externa da Avenida Senador Saraiva está sendo preparada para receber faixa exclusiva (Foto: Divulgação/EMDEC)

Confira as linhas que serão beneficiadas pelas novas faixas exclusivas: 

154 Terminal Vila União
193 Aeroporto de Viracopos
211 Terminal Campo Grande / Shopping Iguatemi
310 - Vila Olímpia
313 - CDHU Amarais
316 - Parque Cidade
317 Jardim São José / Jardim São Marcos
318 Jardim Mirassol
330 Unicamp
333 Terminal Barão Geraldo
348 Vila Marieta / Cidade Judiciária
351 PUCC
390 Joaquim Egídio
396 Sousas
"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!