Balanço parcial da Campanha Nacional de Multivacinação deste sábado (16) em Campinas indicou que 4,2 crianças e adolescentes de 0 a 15 anos foram aos Centros de Saúde da cidade e receberam imunizantes para atualizar o esquema vacinal.
No total, 6,6 mil jovens foram aos CSs, mas uma parte estava com a carteira de vacinação em dia e recebeu orientações sobre as próximas doses.
Do total de imunizados nesta faixa etária, 1.880 são bebês de até 1 ano, 1.209 de 1 a 4 anos e 1.125, de 5 a 14.
Até as 17h deste sábado, Dia V da Campanha, 65 dos 67 Centros de Saúde do município estarão abertos para atualizar o esquema vacinal.
Apenas os CSs Carlos Gomes e Boa Esperança não participam da ação.
A Campanha Nacional de Multivacinação prossegue até 29 de outubro. Durante a semana, as vacinas são aplicadas das 8h às 11h.
O QUE LEVAR
Para receber a dose de vacina, é preciso levar documento de identificação com foto e, se tiver, a carteira de vacinação.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Valéria de Almeida, em razão da pandemia, muitas pessoas estão com atraso em doses de vacinas do calendário regular e a campanha é uma oportunidade para fazer a atualização.
NO BRASIL
No Brasil, cerca de 45 mil postos de vacinação estarão abertos hoje para disponibilizar as doses dos 18 agentes imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.
Segundo o Ministério da Saúde, dentre as vacinas que estarão disponíveis nos postos na campanha estão:
- BCG
- Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B)
- Pneumocócica 10 valente
- VIP (Vacina Inativada Poliomielite)
- VRH (Vacina Rotavírus Humano)
- Meningocócica C (conjugada)
- VOP (Vacina Oral Poliomielite)
- Febre amarela
- Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba)
- Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela)
- DTP (tríplice bacteriana)
- Varicela
- HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)
COVID-19
Por conta do Dia V de Multivacinação em Campinas, não haverá campanha específica de vacinação contra a covid-19 nos Centros de Saúde de Campinas. No entanto, os adolescentes entre 12 e 15 anos que estiverem com a vacina contra o novo coronavírus atrasada poderão receber a dose, desde que a unidade tenha o imunizante disponível.
CAMPANHA
A Campanha Nacional de Multivacinação termina no próximo dia 29 de outubro. Durante a semana, as vacinas são aplicadas, das 8h às 11h, em 65 centros de saúde da rede municipal de Campinas. Apenas os CSs Boa Esperança e Carlos Gomes não estão fazendo a vacinação no momento.