Centro de Reabilitação do Ouro Verde volta a atender nesta segunda
Reprodução: ACidade ON
Centro de Reabilitação do Ouro Verde volta a atender nesta segunda

O Centro de Reabilitação do Hospital Ouro Verde, em Campinas, volta a atender pacientes que necessitam de reabilitação física nesta segunda-feira (18). O local estava voltado para o atendimento de enfermaria de covid-19 até agosto.

Agora, com a reabertura, a unidade terá enfoque especial justamente para pacientes com sequelas respiratórias, cardiológicas e neurológicas em decorrência da covid-19.

No entanto, casos tradicionais, como reabilitação ortopédica, pós-AVC e outros, também serão atendidos. O atendimento pós-covid não será exclusivo, de acordo com a Prefeitura de Campinas.

PANDEMIA

Antes da pandemia, o espaço onde a unidade está instalada já era utilizado para reabilitação de pacientes. Com o avanço da doença e a necessidade de ampliação de leitos para atendimento de infectados pelo coronavírus, o hospital instalou no local 38 leitos de enfermaria covid.

Esses leitos são aqueles entre a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e os de retaguarda. Com a melhora dos índices da pandemia neste segundo semestre, os leitos de enfermaria foram desativos em agosto.

CONSULTAS ANTES

Segundo a diretora do Hospital Ouro Verde, Cynthia Herrera, antes da pandemia de coronavírus eram ofertadas 5 mil consultas mensais de procedimentos de reabilitação, sendo a maioria sessões de fisioterapia.

A área de reabilitação, segundo ela, é um setor tradicional do hospital, está em atividade desde 2010, e representava o principal recurso de fisioterapia, fonoterapia e terapia ocupacional de Campinas até meados do ano passado.

"No momento, o setor retorna com capacidade de 3 mil consultas mensais de procedimentos de reabilitação física, respeitando-se distanciamento e protocolos sanitários vigentes. O encaminhamento para este centro é feito pelas Unidades Básicas de Saúde, mediante agendamento no sistema on-line gerido pelo Município", afirma.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!