O Centro, que abriga o Projeto Sirius, fará a graduação por meio da Ilum Escola de Ciência.
Divulgação
O Centro, que abriga o Projeto Sirius, fará a graduação por meio da Ilum Escola de Ciência.


A Ilum Escola de Ciência, iniciativa do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) de Campinas, está com as inscrições abertas para candidatos à primeira turma do curso de Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ao todo, serão oferecidas 40 vagas, com início das aulas previsto para 15 de fevereiro de 2022 . A escola fica na bairro Fazenda Santa Cândida. A Ilum tem objetivo de formar profissionais das áreas científicas e tecnológicas.

O curso, com três anos de duração em período integral, é gratuito e pelo menos metade das vagas será destinada a estudantes vindos da escola pública. Os alunos aprovados terão moradia, alimentação e transporte custeados pela escola, e um computador pessoal para uso durante os três anos de formação.

Sem fins lucrativos, a escola conta com financiamento do Ministério da Educação e foi avaliada como de excelência pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), recebendo a nota máxima, 5. A avaliação considera o projeto pedagógico, a infraestrutura e a qualificação do corpo docente. 

O ministro Milton Ribeiro, da Educação, visitou a instituição no início do ano e ressaltou a decisão de investir na iniciativa. "O Governo Federal sabe da importância do fomento à formação de futuros cientistas. Vimos de perto a seriedade do trabalho aqui realizado e esperamos colher importantes frutos para o país a médio e longo prazo", disse. 

COMO SE INSCREVER

O formulário de inscrições ficará disponível no site da Ilum  até 15 de dezembro de 2021. Essa será a primeira etapa do processo seletivo, na qual será requisitada uma manifestação de interesse do candidato. 

A seleção vai considerar ainda a nota do Exame Nacional do Ensino Médio e, na última fase, o aluno passará por entrevista com a comissão de avaliação do curso. 

"O perfil de alunos que buscamos é o do jovem curioso, com um interesse genuíno pela ciência, que busca respostas para as questões reais que o mundo do século XXI enfrenta. É um projeto baseado na mão na massa e na mente trabalhando. O grande objetivo é a formação de cientistas, com um aprendizado profundo", disse Adalberto Fazzio, diretor da Ilum . 

Leia Também

O ministro Marcos Pontes, do ministério da Ciência Tecnologia e Inovações, indicou que a aescola vai resultar em profissionais capacidados. 

"São vagas gratuitas e acessíveis para acesso ao conhecimento que resultarão em novos engenheiros, pesquisadores, cientistas, professores e outras profissões conectadas com um mundo novo, mas com soluções nas áreas de saúde, agricultura, IA, TICs, IoT, renováveis, óleo e gás, aeroespacial, entre outras, caminhando para atuação no desenvolvimento sustentável para a humanidade e para o planeta", afirmou. 

O corpo docente da escola é formado por professores seniores, com reconhecida contribuição científica, e por professores pesquisadores, jovens doutores e pós-doutores com jornada integral e dedicação exclusiva à escola. Os laboratórios contam com equipamentos de ponta. 

A ESCOLA

A proposta da Ilum é formar profissionais com uma base sólida em ciências e tecnologia, aptos a atuarem em diversos segmentos, capacitando os futuros cientistas a seguir carreira na pesquisa, na docência, em laboratórios de empresas privadas e órgãos públicos, como especialistas em inteligência artificial, aprendizado da máquina e análise de dados. Os estudantes que quiserem continuar a formação acadêmica serão capazes de seguir diretamente para o doutorado. 


A grade curricular envolve três grandes áreas do conhecimento científico: ciências da vida (biologia celular, biologia molecular, bioquímica, ecologia, genética e botânica), ciências da matéria (mecânica clássica, termodinâmica, teoria do eletromagnetismo, mecânica quântica, sistemas orgânicos e nanotecnologia) e linguagens matemáticas (álgebra linear, probabilidade estatística, ciência de dados, análise e modelagem). Haverá também disciplinas de humanidades e empreendedorismo (cultura clássica, ciência moderna, ética, inovação, gestão de projetos, cultura digital e cultura e sociedade). 

SERVIÇO

Ilum Escola de Ciência
Inscrições: de 28/09/2021 a 15/12/2021, gratuitamente, pela internet, no endereço https://pages.cnpem.br/ilum/ .
Entrevistas: 18 a 26 de janeiro de 2022.
Início das aulas: 15 de fevereiro de 2022.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!