Túnel da Vila Industrial será um dos lugares visitados pelo tour (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)
Túnel da Vila Industrial será um dos lugares visitados pelo tour (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

Histórias de assombrações habitam a imaginação popular por décadas. Agora, um tour guiado vai permitir que os campineiros conheçam não só os aspectos pessoais e sociais por trás dos personagens dessas lendas populares, mas também os locais onde foram avistadas as "assombrações". 

A iniciativa é uma parceria entre o projeto "O quê te assombra?" e o portal "Campinas Secreta". O tour gratuito acontece no próximo sábado (23), às 9h. O ponto de encontro será o Largo Santa Cruz. Do Cambuí, os participantes seguem de carro, por cerca de três horas, por outros três locais. 

Segundo um dos idealizadores Thiago de Souza, a ideia foi unir os dois projetos, que têm muito em comum. O perfil no Instagram "Campinas Secreta" reúne fotos de lugares escondidos da cidade. Já o "O quê te assombra?" transforma os contos de assombração em podcasts. 

"Muitas estórias se perderam porque a gente perdeu o hábito de conversar com os avós e eles eram os grandes transmissores dessas estórias. Do mesmo jeito, tem muitos lugares em Campinas que são interessantes, mas que estão escondidos pela própria cidade", disse Thiago. 

ROTEIRO

As história sobre os casos de aparições fantasmagóricas serão contadas por Thiago, que é roteirista e compositor. Segundo ele, as informações para o projeto são embasadas em pesquisas de campo, relatos históricos e depoimentos. 


No caso da "Assombração do Elesbão", por exemplo, alguns moradores do entorno da praça Santa Cruz foram as fontes. Um deles, inclusive, diz ter testemunhado a aparição. Já o "Fantasma de Antônio Carlos Gomes" é citado pelo historiador Jorge Alves de Lima. 

"Um lugar precioso para descobrir esse tipo de relato é no Cemitério da Saudade com os vendedores de flores. Minha preferida é a do soldado morto da Revolução de 32, que depois de um parto, volta a se assentar na estátua, ao lado da entrada do Cemitério", disse Thiago. 

Leia Também

Confira o roteiro: 

Largo Santa Cruz
Assombração de Elesbão 

Monumento Túmulo do Maestro Carlos Gomes
Fantasma do Maestro Antônio Carlos Gomes 

Túnel da Vila Industrial
Fantasma do velho do guarda-chuva
Fantasma da velha da bengala
Fantasma da lanterna 

Entorno e Cemitério da Saudade
Bonde da morte
Fantasma do soldado caído na Revolução
Fantasma do agasalho
Fantasma apressada
Assombração de Maria Jandira
Toninho do boi falou 

SERVIÇO
Tour guiado Assombrações de Campinas
Data: sábado 23/10
Saída: às 9h no Largo Santa Cruz, Cambuí
Retorno: às 12h no Largo Santa Cruz, Cambuí
Gratuito

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!