Rio Atibaia, que abastece Campinas (Foto: Denny Cesare/Código19/Arquivo)
Rio Atibaia, que abastece Campinas (Foto: Denny Cesare/Código19/Arquivo)

As cidades de Campinas e Indaiatuba estão no topo do ranking de municípios que mais fizeram pedidos de outorga de poços artesianos em 2021, em meio a nova crise hídrica, ao Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

Campinas está em 2º lugar, com 70 pedidos, enquanto Indaiatuba aparece em 4º lugar, com 67 solicitações (veja ranking completo abaixo). Limeira figura no topo, com 112 pedidos de abertura de poço artesiano.

O Daee é responsável por liberar a perfuração de poços artesianos no estado de São Paulo, Em setembro, foram 412 pedidos de outorga contra 255 em abril - quando a crise hídrica começou a ser sentida. Para comparação, em setembro de 2020 foram 269 pedidos.

CRISE HÍDRICA

Neste ano, por causa do baixo índice de chuva, o Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), órgão que fiscaliza a situação dos mananciais na região de Campinas, já chegou a apontar que a crise hídrica em 2022 pode ser pior do que a de 2014.

Na RMC (Região Metropolitana de Campinas) já há cidades que enfrentam racionamento , como é o caso de Valinhos e Santo Antônio de Posse. No início deste mês, Valinhos anunciou que negocia a compra de captação de água em Campinas.

Em Vinhedo, a Prefeitura também anunciou um sistema de rodízio preventivo de água desde o dia 11. Segundo a Administração, o objetivo é que a população não sofra com o desabastecimento no caso de uma seca mais prolongada.

CHUVA

Após registrar o menor índice de chuva acumulado em 32 anos durante o período seco, que vai de maio a setembro, Campinas atingiu neste mês de outubro o maior acumulado de precipitação desde 2019.

Os dados são do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp.

O acumulado de chuvas no período de 1º de outubro até o dia 18 de outubro já chegou ao nível aproximado de 75 milímetros. Além disso, o acumulado pode alcançar o índice médio de chuvas para o mês.

PEDIDOS DE OUTORGAS FEITOS EM 2021 NO ESTADO


Janeiro - 253
Fevereiro - 236
Março - 289
Abril - 255
Maio - 288
Junho -297
Julho 371
Agosto 349
Setembro 412


RANKING DE CIDADES

- Limeira (112 solicitações);
- Campinas (70 solicitações);
- São José do rio Preto (70 solicitações);
- Indaiatuba (67 solicitações) e
- Itu (67 solicitações)

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!