Vacinação em Campinas.
Eduardo Lopes/PMC
Vacinação em Campinas.


A secretaria municipal de Campinas detalhou que 201 dos 55.699 adolescentes da cidade com idades entre 12 e 17 anos receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19 até o momento. A atualização foi divulgada nesta quinta-feira (21).

O índice equivale a 0,4% da faixa etária com a cobertura vacinal e eleva a atenção para o cumprimento do prazo para a aplicação do segundo imunizante.
Até o momento, 34.878 receberam a primeira dose, o que representa 62,6% do total.

Já no grupo dos menores com idades entre 12 e 14 anos, 70 receberam as duas doses por enquanto, 0,1% dos 55.295 moradores. Destes, 30.003 adolescentes receberam a primeira dose da vacina até o momento, o que corresponde a 54,3%. 

Leia Também

Os índices são registrados no momento em que as aulas presenciais obrigatórias foram determinadas em todo o estado. Na rede estadual, a medida passou a valor no último dia 18. Já a rede municipal retoma as atividades em 3 de novembro. 

MELHORA

Apesar de indicarem que a maior parte dos adolescentes dos 12 aos 17 anos ainda não completou a vacinação, os números divulgados pela pasta de Saúde apontam uma melhora do cenário na comparação com um boletim do início de setembro.

Até o dia 10 daquele mês, 95.901 dos 110.994 ainda não haviam recebido a primeira dose contra o coronavírus, o equivalente a 86,4%. Na ocasião, o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) de Campinas demonstrou preocupação.

Como as vagas de agendamento estavam sobrando, a diretora do departamento, Andrea von Zuben, via a necessidade de divulgar a importância da vacinação entre os mais jovens. "Não está com uma procura tão grande. Então, fica o alerta", disse.

Mais de um mês e meio depois, mais da metade dos adolescentes tomaram ao menos a primeira dose. Atualmente, 46.113 ainda não receberam a vacina, o que equivale a 41,5% do total e indica a necessidade de maior alcance deste grupo.

AGENDAMENTO

No Brasil, esse grupo etário só pode receber o imunizante da Pfizer atualmente. Campinas aplica as doses desde agosto, quando o governo do estado contemplou essa faixa etária . Desde então, várias etapas de agendamento foram disponibilizadas.



No último processo divulgado, nesta quinta-feira (21), a Prefeitura abriu 22,9 mil vagas e incluiu os adolescentes para a marcação da primeira dose. A medida da secretaria municipal de Saúde é voltada às gestantes e puérperas deste público.  

"CAMPINAS VACINA MAIS"

Leia Também

Além disso, a Saúde municipal vai fazer neste sábado (23) uma ação de vacinação para atingir pessoas que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a covid-19 na cidade e antecipar as segundas doses da Pfizer para moradores adultos que já tenham se vacinado há 21 dias.

Durante a ação, denominada "Campinas Vacina Mais", que acontece em 10 CSs (Centros de Saúde), as doses serão aplicadas sem necessidade de agendamento. A expectativa é aplicar cerca de 3 mil doses do imunizante da Pfizer. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários