O Prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), sancionou a lei que substitui as placas de identificação externas por adesivos internos com QR Code em veículos do transporte por aplicativo.
A mudança foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (22). Segundo a publicação, os novos adesivos deverão estar fixados em local visível do para-brisa e com um QR Code que contenha as informações do motorista, do carro e da autorização para exercer a função.
No QR Code, devem constar as seguintes informações:
- nome e foto do autorizado;
- número do Certifi cado de Autorização - CA;
- placa, marca e modelo do veículo;
- datas de outorga, emissão e renovação do Certificado de Autorização.
A mudança vale a partir da publicação, ou seja, hoje.
O Projeto de Lei é de autoria do vereador Nelson Hossri (PSD).
PEDIDO ANTIGO
O pedido de retirada da placa externa é antiga em Campinas.
Os motoristas alegam insegurança pois têm a função exposta.
Em agosto de 2018,
motoristas do transporte por aplicativo fizeram manifestações contra a utilização, principalmente após o latrocínio (roubo seguido de morte) do motorista Amarildo Suffi.
Eles também fizeram um abaixo-assinado na internet contra a medida, porém, na época a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) descartou a retirada da obrigatoriedade do uso da identificação visual pelos motoristas de transporte por aplicativos na cidade.
Em 2019, a Câmara rejeitou um PL (Projeto de Lei) que pretendia mudar a identificação do transporte por aplicativo na cidade. O PL era do vereador Tenente Santini (PSD).