Um levantamento inédito da secretaria de Saúde de Campinas identificou que quase 90% dos internados por covid-19 no município são pessoas que não possuem o esquema de vacinação completa.
O estudo considerou pacientes internados nos últimos oito meses.
Ao todo, foram 10.439 pessoas internadas desde o dia 14 de fevereiro até 22 de outubro.
Entre eles, 9.336 não possuem o esquema de vacinação completa ou não tomaram nenhuma dose, ou seja, 89,43%. O percentual representa que 9 de cada 10 pacientes internados com a doença durante o período não estavam totalmente imunizados.
O período considera a época que nem todos os moradores tinham acesso às vacinas, e os últimos meses, em que a vacinação já está em fase mais avançada. Com o resultado, segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Andrea von Zuben, já é possível avaliar a importância dos imunizantes para a população.
"Já identificamos que a vacinação foi uma revolução em termos de ocupação de leitos de internação. Quanto maior o numero de vacinados, mais despencou o numero de internações e óbitos na cidade", disse.
Nessa sexta-feira (22), a cidade de Campinas ainda registrou o primeiro dia sem mortes por covid-19 em 2021.
A última vez que isso aconteceu foi em dezembro de 2020.
VACINAÇÃO
Ao todo, segundo o último boletim vacinal divulgado ontem (22), em Campinas, já foram aplicadas 1.801.699 doses de vacina contra a covid-19 em Campinas,
sendo 941.670 de primeira dose, 800.811 de segunda dose e dose única e 59.218 de dose adicional.
Mas embora a cobertura vacinal venha diminuindo o número de óbitos e internados, ainda há uma grande porcentagem de pessoas que não se vacinaram completamente, principalmente entre os mais jovens.
Segundo a prefeitura,
a faixa etária com maior rejeição tem sido os jovens de 18 a 24 anos. O índice entre essa idade é o menor de todos e ainda não completou nem 50%.
Por causa desses números, a Prefeitura faz neste sábado (23) uma ação de vacinação para atingir as pessoas que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a covid-19 na cidade.
Além de antecipar as segundas doses da Pfizer para moradores adultos que já tenham se vacinado há 21 dias.
A ação foi denominada "Campinas Vacina Mais", acontece em 10 CSs (Centros de Saúde), e as doses serão aplicadas sem necessidade de agendamento . (Veja os locais)
*Com informações de EPTV