Covid-19: 89% dos internados nos últimos 8 meses não tinham vacinação completa
Reprodução: ACidade ON
Covid-19: 89% dos internados nos últimos 8 meses não tinham vacinação completa

Um levantamento inédito da secretaria de Saúde de Campinas identificou que quase 90% dos internados por covid-19 no município são pessoas que não possuem o esquema de vacinação completa. O estudo considerou pacientes internados nos últimos oito meses.

Ao todo, foram 10.439 pessoas internadas desde o dia 14 de fevereiro até 22 de outubro. Entre eles, 9.336 não possuem o esquema de vacinação completa ou não tomaram nenhuma dose, ou seja, 89,43%. O percentual representa que 9 de cada 10 pacientes internados com a doença durante o período não estavam totalmente imunizados.

O período considera a época que nem todos os moradores tinham acesso às vacinas, e os últimos meses, em que a vacinação já está em fase mais avançada. Com o resultado, segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Andrea von Zuben, já é possível avaliar a importância dos imunizantes para a população. 

"Já identificamos que a vacinação foi uma revolução em termos de ocupação de leitos de internação. Quanto maior o numero de vacinados, mais despencou o numero de internações e óbitos na cidade", disse.

Nessa sexta-feira (22), a cidade de Campinas ainda registrou o primeiro dia sem mortes por covid-19 em 2021. A última vez que isso aconteceu foi em dezembro de 2020.

VACINAÇÃO


Ao todo, segundo o último boletim vacinal divulgado ontem (22), em Campinas, já foram aplicadas 1.801.699 doses de vacina contra a covid-19 em Campinas, sendo 941.670 de primeira dose, 800.811 de segunda dose e dose única e 59.218 de dose adicional.

Mas embora a cobertura vacinal venha diminuindo o número de óbitos e internados, ainda há uma grande porcentagem de pessoas que não se vacinaram completamente, principalmente entre os mais jovens.

Segundo a prefeitura, a faixa etária com maior rejeição tem sido os jovens de 18 a 24 anos. O índice entre essa idade é o menor de todos e ainda não completou nem 50%. 

Por causa desses números, a Prefeitura faz neste sábado (23) uma ação de vacinação para atingir as pessoas que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a covid-19 na cidade. Além de antecipar as segundas doses da Pfizer para moradores adultos que já tenham se vacinado há 21 dias. 

A ação foi denominada "Campinas Vacina Mais", acontece em 10 CSs (Centros de Saúde), e as doses serão aplicadas sem necessidade de agendamento . (Veja os locais)

*Com informações de EPTV


"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!