Concurso da PM-SP visa contratar 27 mil soldados.
Divulgação/Governo do Estado de SP
Concurso da PM-SP visa contratar 27 mil soldados.


 As incrições para o concurso da PM (Polícia Militar) do Estado de São Paulo para a carreira de soldado começam nesta segunda-feira (25) . A oferta é de 2.700 vagas no Estado para candidatos com nível médio. 

Podem se inscrever candidatos homens e mulheres. A remuneração inicial para o cargo é de R$ 3.360.  Campinas é uma das cidades onde as provas serão aplicadas.

O edital do concurso foi publicado na última semana e estipula as vagas para o cargo de soldado de 2ª classe. As inscrições, que começam hoje, deverão ser realizadas pela internet no site da Vunesp , banca organizadora do certame, até o dia 8 de dezembro.  

O valor da inscrição é de R$ 57. Segundo o edital, as provas deverão ser aplicadas na data provável de 6 de fevereiro de 2022.

Leia Também

As provas do concurso da PM serão aplicadas em Campinas. Além do município, os candidatos podem escolher por fazer a prova ainda em Araçatuba, Bauru, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. 

REDUÇÃO NA TAXA

Tem direito a redução de 50% do valor da taxa de inscrição o candidato que seja estudante matriculado no ensino médio, curso pré-vestibular ou curso de graduação ou pós-graduação e receba a remuneração mensal inferior a dois salários mínimos, ou esteja desempregado.

O candidato que preencher os requisitos pode solicitar e redução do pagamento no site da Vunesp.

REQUISITOS

Além do nível médio, a corporação exige que os candidatos sejam brasileiros , tenham idade mínima de 17 anos e idade máxima de 30 anos.

São outros requisitos:

- Ter estatura mínima de 1,55m, se mulher, e de 1,60m, se homem;
- Estar quite com as obrigações militares e eleitorais;
- Possuir boa saúde, higidez física, mental e perfil psicológico compatível com o cargo;
- Ter concluído o Ensino Médio ou equivalente.
- Carteira Nacional de Habilitação entre as categorias "B" e "E".
- É permitido o uso de tatuagem, desde que sua simbologia não seja conflitante com os valores policiais-militares e não faça alusão a condutas ilícitas;

A PROVA

Segundo o edital, as provas deverão ser aplicadas na data provável de 6 de fevereiro de 2022. A prova será composta por 60 questões de múltipla escolha e uma redação.

Caem na prova objetiva os seguintes conteúdos:

- Língua Portuguesa e Interpretação de Texto 20 questões;
- Matemática - 15 questões;
- Conhecimentos Gerais - 15 questões
- Noções Básicas de Informática - 5 questões;
- Noções de Administração Pública - 5 questões;

Após as provas, se aprovado o candidato passa por exames de aptidão física, exames de saúde, exames psicológicos, avaliação da conduta social e análise de documentos.



O QUE FAZ

Segundo a Polícia Militar, as atribuições do cargo de Soldado PM de 2ª Classe são "o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!