Um homem negro de 54 anos foi vítima de racismo durante uma briga de trânsito na tarde de ontem (24) em Campinas . Eduardo Lopes foi ofendido por outro homem, que chegou a jogar o carro para cima dele, em tentativa de atropelamento. A vítima relata que foi xingada de "macaco".
O caso aconteceu durante à tarde na Avenida José Pancetti, próximo ao shopping Unimart, e foi filmado por pessoas que acompanharam a discussão (veja vídeo abaixo).
A vítima, que é motorista de aplicativo, conta que ia buscar um passageiro, quando um homem que estava no carro atrás começou a mostrar impaciência e tentar fazer ultrapassagens. Os dois seguiram emparelhados por um tempo, quando o homem passou a fazer ofensas verbais, chamando o motorista de aplicativo de "macaco".
O motorista ofendido parou e desceu do carro para conversar, quando o agressor avançou, jogando o veículo da direção dele. Nas imagens, é possível ver que a vítima precisou pular para não ser atingida. O retrovisor do carro foi arrancado com a batida, e o homem fugiu em seguida.
VEJA O VÍDEO:
Leia Também
Leia Também
Leia Também
Uma passageira que estava em outro carro filmou toda a ação e disponibilizou as imagens para o motorista de aplicativo. A vítima da agressão, Eduardo Lopes, conta como foi a ação.
"Ele vinha logo atrás e eu só vi quando ele businou. Ele parou do meu lado começamos a discutir, quando ouvi ele me ofendendo, me chamando de macaco, ai eu fui atrás para questionar e tentar conversar. No que eu desci o homem jogou o carro pra cima de mim. Graças a deus consegui pular, porque talvez nem estaria mais aqui", relatou em entrevista ao canal EPTV.
"É um sentimento muito dificil, a gente trabalha como todo mundo, vive como todo mundo , não ter porquê e não entendemos discriminação assim", disse ele sobre a agressão verbal.
Um boletim de ocorrência foi registrado, e o agressor foi identificado como um homem de 76 anos, que já tem outros três boletins registrados em discussões no trânsito.
A vítima prestou depoimento e fará exame de corpo de delito por causa de um ferimento que sofreu na perna. O caso é investigado pela Polícia Civil. "