Inscrições para Vestibulinho das Etecs começam nesta terça
Reprodução: ACidade ON
Inscrições para Vestibulinho das Etecs começam nesta terça

Interessados em estudar nas Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) podem se inscrever no processo seletivo para o primeiro semestre de 2022, a partir desta terça-feira, 26 . As inscrições vão até as 15h dia 30 de novembro e devem ser feitas somente pela internet, através do site (clique aqui).

Em Campinas, são ofertadas 490 vagas na Etec Bento Quirino e 480 vagas da Etec Conselheiro Antônio Prado.

Leia Também

A taxa integral de inscrição é de R$ 19. Quem solicitou redução de 50% no valor deve aguardar o resultado do pedido, que será divulgado no dia 17 de novembro, para se inscrever.  A seleção dos candidatos se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou on-line.

Leia Também

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Para se inscrever no Ensino Médio, em seus diferentes formatos, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental ou apresentar declaração de conclusão, assinada por agente escolar da escola de origem, com data de entrega do histórico escolar com certificado de conclusão, ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Encceja.

Quem optar pelo Ensino Técnico precisa ter concluído ou estar matriculado no segundo ou terceiro ano do Ensino Médio. Quem concluiu ou estiver concluindo o EJA ou Encceja, assim como quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até 2016, deve apresentar a documentação comprobatória conforme especifica a Portaria que regulamenta o Vestibulinho.

Para os cursos técnicos de Enfermagem e de Cuidados de Idosos, é necessário que o candidato tenha no mínimo 18 anos completos até o dia 31 de janeiro de 2022. Para o curso de Cuidados de Idosos, o estudante deve ainda possuir o certificado de Auxiliar de Enfermagem ou ter concluído dois módulos do curso de técnico em Enfermagem.

Interessados nas vagas para Especialização Técnica, formato presencial e online, precisam ter concluído o Ensino Médio e um curso técnico relacionado à Especialização pretendida, conforme relação disponível no site. Já para concorrer a uma vaga para a Especialização em Gestão de Projetos (EaD online) o candidato deve ter concluído um curso técnico ou superior.

COMO SE INSCREVER 

O candidato precisa acessar a plataforma www.vestibulinhoetec.com.br , e cadastrar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) para gerar uma senha de segurança e acesso à ficha eletrônica de inscrição.

Após o preenchimento dos dados, é necessário escolher o curso e a escola onde pretende estudar. Para o Ensino Técnico, é possível escolher outro curso ou período como segunda opção, desde que oferecido na mesma unidade em que o candidato vai se inscrever.

Ao término do preenchimento do formulário eletrônico, é necessário enviar os documentos por meio de upload. São aceitos como documento de identificação o RG ou a Carteira de Registro Nacional Migratório CRNM (CIE/RNM/RNE).

A taxa de inscrição do Vestibulinho de R$ 19 deve ser paga até o fim do expediente bancário do dia 30 de novembro, em dinheiro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito ou pix).

As Etecs vão disponibilizar computador e acesso à internet a quem estiver com dificuldade para se inscrever. Cabe ao candidato entrar em contato com a unidade para saber o horário de atendimento para esta finalidade. Para utilizar os equipamentos, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas relacionadas no Protocolo Sanitário Institucional do CPS.  

INCLUSÃO

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do processo seletivo das Etecs, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% aos candidatos que declararem ter cursado integralmente o Ensino Fundamental na rede pública. Quem estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do Ensino Fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.  

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários