Outubro registra chuvas acima da média em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Outubro registra chuvas acima da média em Campinas

O mês de outubro registrou um volume de chuvas acima da média na região de Campinas, atingindo a marca de 121,4 milímetros. A média histórica é de aproximadamente 117 milímetros, segundo a medição do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, com dados dos últimos 20 anos.

O resultado considera o período 1° a 31 de outubro, onde já era esperado um grande volume total desde a primeira quinzena do mês. (leia mais aqui) . Nesse período foram registrados chuvas acima de 20 milímetros em pelo menos quatro dias: 15, 18, 24 e 27.

RODÍZIO DE ABASTECIMENTO

Esse grande volume total foi positivo para os reservatórios de água da região e para as cidades que ainda passam por racionamentos temporários. Mas a melhora ainda não garante a suspensão dos planos de rodízio para a população.

Em Vinhedo, por exemplo, a cidade não chegou a receber toda a chuva esperada para o mês. Segundo o diretor de tratamento de água da região, Gabriel Carvalho, ainda não há previsão para o fim do rodízio e esse alívio não significa que o problema foi resolvido.

O município registrou 106,2 milímetros em outubro, comparado a media de 113,1 milímetros. O número é aproximadamente 93% da média do mês, segundo o Ciiagro (Centro integrado de informações Agrometeorológicas).

De forma geral, o alto volume de chuva somado ao plano de rodízio, implantado desde o dia 11 de outubro, deram um respiro para o munícipio.

PREVISÃO

Ainda segundo o Cepagri, o mês de novembro terá a tendência de chuvas na média ou um pouco abaixo. A média é de 160,5 milímetros em Campinas.

Essa tendência pode mudar já em dezembro e janeiro, onde os atuais modelos de previsão sazonal indicam chuvas mais abundantes, que podem ultrapassar as médias mensais. (Com informações da EPTV Campinas)

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!