Veja como será volta às aulas obrigatórias em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Veja como será volta às aulas obrigatórias em Campinas

A partir desta quarta-feira (3), as aulas presenciais voltam a ser obrigatórias para todos os estudantes de Campinas.  

Apesar da medida, a volta de 100% dos alunos ao mesmo tempo só vai valer para as redes estaduais e privadas. Na rede municipal, a secretaria de Educação informou nesta terça-feira (2) que o retorno presencial de todos os estudantes vai acontecer de forma escalonada a partir da próxima segunda-feira (8). 

Segundo a Prefeitura, amanhã será publicado um decreto que extingue a necessidade de distanciamento de 1 metro entre os alunos em salas de aula. A partir dele, as escolas poderão funcionar recebendo 100% dos estudantes, retirando o revezamento de turmas.
A volta à "normalidade" acontece após 1 ano e 7 meses do início das restrições impostas pela pandemia. 

COMO VAI FICAR?

Na rede estadual e privada, além da presença obrigatória, as escolas já retiram a partir de amanhã a regra de revezamento de turmas e distanciamento entre os alunos. 

Já na rede municipal, a volta presencial de 100% dos alunos ocorrerá de forma gradual. Na segunda, retornam as unidades de Ensino Fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Agrupamento III (4 e 5 anos) e as dos cursos Técnicos e de Qualificação Profissional. 

Na semana seguinte, a partir de 16 de novembro, as escolas recebem todos os alunos do chamado Agrupamento II, com idade entre 1 ano e meio até 3 anos. E no dia 22 de novembro retomam todos os estudantes do Agrupamento I, que são as crianças com idade até 1 ano e meio.

Até que retomem integralmente as salas de aulas, os alunos dos agrupamentos I e II continuam no sistema híbrido de ensino. Ou seja, parte da turma tem aulas presenciais, enquanto a outra permanece em atividade remota. Na semana seguinte, é feita a troca.  

Leia Também

Na semana passada, o secretário de Educação, José Tadeu Jorge, já havia adiantado que retiraria o revezamento entre os alunos também em creches, mas citou que a medida começaria a valer já amanhã. 

OBRIGAÇÃO DA PRESENÇA

A obrigação da presença nas aulas presenciais não é válida para as crianças em creches com idade inferior a 4 anos, conforme explicou o secretário de Educação em entrevista ao ACidade ON. 

Além deles, podem continuar com ensino remoto menores de 12 anos que pertencem ao grupo de risco para a covid-19, adolescentes maiores de 12 anos pertencentes ao grupo de risco que ainda não tenham completado o ciclo vacinal contra a covid-19, gestantes e puérperas e alunos que tenham prescrição médica por condições de fragilidade. 

VOLTA 100% 

Desde julho, todas as escolas de Campinas já estão autorizadas a operar com 100% de capacidade. Na prática, no entanto, a maior parte das escolas não conseguia garantir a presença de todos ao mesmo tempo por causa da obrigação de distanciamento e limitações em cada unidade. 

Segundo a secretaria de Educação, na rede municipal a ocupação em sala de aula ficou em torno de 50%, com escalonamento dos alunos em grupos. As 208 escolas administradas pela prefeitura reúnem 67,2 mil alunos.
"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!