Indaiatuba tem o maior percentual de CNHs vencidas da RMC
Reprodução: ACidade ON
Indaiatuba tem o maior percentual de CNHs vencidas da RMC

Indaiatuba é a cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com o maior percentual de motoristas com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida.

Entre março de 2020 e outubro deste ano, dos 156.786 condutores do município, 23.009 não renovaram o documento no período, o que representa 14,67% do total.


Mas além de Indaiatuba, os dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) mostram que Sumaré e Campinas também superam o índice paulista de pessoas nesta situação.

Enquanto em Sumaré o índice é de 12,91%, com 17.950 carteiras vencidas entre os 139.010 condutores, Campinas tem 12,49%: são 97.376 CNHs fora do prazo entre 779.122 motoristas.

Em todo o estado, de acordo com o órgão, entre os 26.113.946 condutores ativos, 3,1 milhões estão atualmente com as carteiras de habilitação vencidas. Ou seja, 11,97%.

PORTARIA E RENOVAÇÃO

Os prazos para a renovação da CNH estão suspensos por tempo indeterminado, conforme a determinação de uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Também estão suspensos atualmente os prazos das CNHs, das ACCs (Autorização para Conduzir Ciclomotor) e das PPDs (Permissão Para Dirigir) vencidas desde 1 de março de 2020.

Apesar da validade das medidas, o Detran afirma que é possível que o condutor renove o documento na data que deseja, evitando fila para a realização do exame médico presencial. 

"O serviço tá disponível para todos os cidadãos. Com isso, se fizer dentro do período, ele evita filas quando os prazos forem retomados", diz o superintendente regional do Detran, Diego Santos Faria. 

O processo é feito de forma on-line pelos portais do Poupatempo - www.poupatempo.sp.gov.br -, Detran.sp - www.detran.sp.gov.br - e do aplicativo Poupatempo Digital.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!