Indaiatuba é a cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com o maior percentual de motoristas com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida.
Entre março de 2020 e outubro deste ano, dos 156.786 condutores do município, 23.009 não renovaram o documento no período, o que representa 14,67% do total.
Mas além de Indaiatuba, os dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) mostram que Sumaré e Campinas também superam o índice paulista de pessoas nesta situação.
Enquanto em Sumaré o índice é de 12,91%, com 17.950 carteiras vencidas entre os 139.010 condutores, Campinas tem 12,49%: são 97.376 CNHs fora do prazo entre 779.122 motoristas.
Em todo o estado, de acordo com o órgão, entre os 26.113.946 condutores ativos, 3,1 milhões estão atualmente com as carteiras de habilitação vencidas. Ou seja, 11,97%.
PORTARIA E RENOVAÇÃO
Os prazos para a renovação da CNH estão suspensos por tempo indeterminado, conforme a determinação de uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Também estão suspensos atualmente os prazos das CNHs, das ACCs (Autorização para Conduzir Ciclomotor) e das PPDs (Permissão Para Dirigir) vencidas desde 1 de março de 2020.
Apesar da validade das medidas, o Detran afirma que é possível que o condutor renove o documento na data que deseja, evitando fila para a realização do exame médico presencial.
"O serviço tá disponível para todos os cidadãos. Com isso, se fizer dentro do período, ele evita filas quando os prazos forem retomados", diz o superintendente regional do Detran, Diego Santos Faria.
O processo é feito de forma on-line pelos portais do Poupatempo -
www.poupatempo.sp.gov.br
-, Detran.sp -
www.detran.sp.gov.br
- e do aplicativo Poupatempo Digital.