Unicamp abre hoje inscrições para o Vestibular via Enem.
Divulgação/Unicamp
Unicamp abre hoje inscrições para o Vestibular via Enem.


A Unicamp abriu nesta quarta-feira (3) as inscrições para as vagas do Vestibular 2022 que usam como critério de seleção a pontuação obtida pelo candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021 ou 2020. Ao todo são 639 vagas. 

A lista de cursos e vagas está disponível na página da Comvest. É possível fazer até duas opções de curso. Candidatos que tenham concluído algum curso de graduação ou pós-graduação em instituição pública (federal, estadual ou municipal) não poderão concorrer na modalidade Enem-Unicamp. 

COMO SE INSCREVER 

As inscrições podem ser feitas pelo site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) até as 17h do dia 30 de novembro. Os interessados precisam preencher um formulário eletrônico e pagar a taxa de inscrição. 

Os candidatos inscritos no vestibular com isenção da taxa não pagam o valor referente ao processo seletivo que usa como critério o Enem. Para os demais, a taxa será de R$ 30 ou R$ 15, no caso daqueles que também efetuaram a inscrição no Vestibular 2022. O pagamento da taxa poderá ser realizado até o dia 7 de dezembro. 

VAGAS OFERECIDAS 

São oferecidas 639 vagas, destinadas a três segmentos de inscrição: 

- 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública (ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem até o ano de 2016 ou exames oficiais); 

- 25% das vagas para candidatos autodeclarados pretos e pardos; 

- 25% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. 

CRITÉRIO ÉTNICO-RACIAL E INDÍGENA 

Assim como no vestibular para ter direito às cotas por critério étnico-racial, os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda. 

Esses estudantes deverão assinar e incluir no sistema, no ato da matrícula, uma declaração, especificada no edital. Além disso, os candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais deverão ser submetidos a uma Comissão de Averiguação, designada pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos. 

Leia Também

Os optantes pelas vagas indígenas também deverão apresentar a declaração e poderão ser submetidos a uma Comissão de Averiguação. Os modelos das declarações estão no Edital e na página da Comvest. 

MÚLTIPLAS INSCRIÇÕES 

Os interessados poderão se inscrever, ao mesmo tempo, em mais de um dos sistemas de seleção oferecidos pela Unicamp. Além da modalidade via Enem, há aplicações dos vestibulares tradicional, indígena e a seleção de candidatos premiados em olimpíadas ou competições de conhecimentos. 

Caso um candidato tenha sido convocado para matrícula em um mesmo curso, na mesma chamada, no Vestibular 2022 e no Enem-Unicamp, a vaga a ser preenchida será a do vestibular. 

Caso um candidato tenha sido convocado para matricula em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular 2022 e no Enem-Unicamp, o candidato fará opção, no momento da matrícula. 

Ao efetivar a sua matrícula em um dos sistemas, o candidato será excluído, automaticamente, da lista de classificação dos demais sistemas de ingresso. 

Caso esteja inscrito no mesmo curso, seja convocado em qualquer sistema e não realize sua matrícula, terá seu nome excluído das chamadas em outros sistemas. 


CONVOCAÇÃO 

A Unicamp destaca ainda que as provas do Enem são de responsabilidade do INEP (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação. 

As notas do Enem só poderão ser utilizadas para o ingresso na universidade, caso o INEP disponibilize o cadastro e as notas em tempo hábil para a classificação dos candidatos. Isso não interfere no uso das notas do Enem 2020 daqueles candidatos que desejarem utilizá-las, pois já estão disponíveis. 

Além disso, nesta modalidade via Enem haverá até cinco chamadas para matrícula online e o calendário de matrícula será igual as datas do vestibular tradicional.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!