A secretaria de Saúde faz hoje (4) e amanhã (5) mais uma edição do "Campinas Vacina Mais" no Shopping Spazio Ouro Verde. A ação vacina contra a covid-19 pessoas de todas as faixas etárias sem agendamento.
Quem ainda não se vacinou por não conseguir agendar a imunização poderá receber a vacina das 16h às 21h.
A intenção é aumentar a cobertura vacinal, principalmente nas pessoas entre 18 e 24 anos.
De acordo com a diretora de Saúde da Prefeitura, Deise Hadich, está sendo aplicadas no local primeiras e segundas doses, assim como as doses adicionais. No caso das duas últimas serão cumpridos os intervalos estabelecidos pelo Programa Estadual de Imunização (confira abaixo).
O QUE LEVAR?
Para se vacinar é preciso levar CPF e comprovante de endereço. No caso de segunda dose ou dose adicional é necessário apresentar o cartão de vacinação com as doses de vacina contra a covid-19 já tomadas.
Nas próximas semanas novas ações do gênero serão realizadas. "Estamos organizando um cronograma para atingir todas as regiões da cidade", disse a diretora.
O Shopping Spazio Ouro Verde fica na Avenida Ruy Rodrigues, nº 3.900, no Parque Universitário de Viracopos, no Distrito do Ouro Verde.
INTERVALO
- Vacina da Pfizer:
para receber a segunda dose da Pfizer é preciso um intervalo de pelo menos 21 dias (três semanas) para pessoas a partir de 18 anos. No caso de adolescentes, o intervalo é a partir de oito semanas.
- Vacina Astrazeneca:
o intervalo entre as doses da vacina da Astrazeneca é de, no mínimo, oito semanas.
- Vacina Coronavac:
o intervalo entre as doses da vacina Coronavac é de quatro semanas.
- Dose adicional:
Idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da Saúde (incluindo estudantes do ensino superior ou área técnica que fazem residência/estágio em hospitais ou Atenção Básica ou clínicas ou laboratórios de saúde humana) precisam ter completado o esquema vacinal há pelo menos seis meses. Pessoas com alto grau de imunossupressão podem receber a dose adicional a partir de 28 dias da segunda dose.
COBERTURA
Em Campinas, foram aplicadas 1.853.536 doses da vacina contra a covid. Mais de 949 mil pessoas foram vacinadas com a primeira dose, o que representa 93,2% da população adulta. Em relação à segunda dose, a cobertura é de 86,2% da população adulta, ou seja, foram aplicadas 823.784 doses. Além disso, 80.616 pessoas receberam a dose adicional.