Fornecimento de água começa a ser normalizado em Hortolândia
Reprodução: ACidade ON
Fornecimento de água começa a ser normalizado em Hortolândia

Após a suspensão do fornecimento de água causada pelo furto de fios do sistema de captação do rio Jaguari , a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informou em um comunicado no início da noite desta segunda-feira (8) que "o abastecimento está sendo retomado gradativamente" em Hortolândia.

Conforme a nota, o serviço tem previsão de ser normalizado ao longo desta terça (9), após trabalhos de manutenção que foram iniciados por volta das 8h desta segunda , quando a Polícia Científica finalizou a perícia no local. Depois isso, "os sistemas de bombeamento começaram a ser religados" por volta do meio-dia.

Além de Hortolândia, os bairros São Clemente, Pavioti, Alvorada, Moreira, Paulista e Campos Dourados, em Monte Mor, também foram afetados ao longo desta segunda-feira. O fornecimento de água no município, porém, só deve ser retomado durante a manhã desta terça-feira, segundo a Prefeitura de Monte Mor.

EDUCAÇÃO E SAÚDE

Segundo a Prefeitura de Hortolândia, entre as 59 escolas da rede municipal de ensino, uma delas, a Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Sebastiana das Dores Moura, na Vila Real, dispensou os estudantes do 1º ano . O atendimento da creche, no entanto, foi mantido. As demais unidades funcionaram normalmente.

Já na saúde, a administração municipal informou que precisou usar caminhões-pipa para suprir os reservatórios do Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas, das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), da base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e de algumas UBSs (Unidades Básicas).

Em Monte Mor, o Executivo não informou se mobilizou caminhões-pipa para as unidades de saúde. Em relação às escolas municipais, a secretaria da Educação da cidade detalhou que não houve suspensão das aulas, já que o sistema de reservatórios das escolas é suficiente para a demanda exigida ao longo do dia.

O CRIME

O furto de todos os cabos elétricos do sistema de captação de água do rio Jaguari aconteceu na madrugada desta segunda (8), por volta de 3h. No total, 272,5 mil pessoas foram atingidas.

Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o rio é responsável pelo abastecimento do município de Hortolândia e da região leste da cidade de Monte Mor.

Em nota, a Sabesp disse que "neste momento de recuperação, é muito importante que a população faça o uso consciente da água, priorizando a reserva das caixas residenciais para higiene e alimentação".

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!