Copeiras do HC da Unicamp fazem desenhos nas tampas das marmitas.
Divulgação
Copeiras do HC da Unicamp fazem desenhos nas tampas das marmitas.


As marmitas do Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas, ganharam cores e formas. São princesas, gatinhos, dinossauros e passarinhos que levam um pouco de alegria para as crianças que estão internadas no HC. A ação começou no início da pandemia de covid-19. 

O projeto batizado de "Arte em tempos de covid-19" partiu das copeiras hospitalares da DND (Divisão de Nutrição e Dietética), que, no início de abril de 2020, começaram a pintar os desenhos nas tampas das marmitas. As ilustrações foram ficando ainda mais elaboradas com a doação de canetinhas hidrográficas. 

A técnica de enfermagem Valdelyne Gomes, uma das responsáveis por fazer a entrega das marmitas coloridas diretamente para as crianças da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), lembrou da reação de uma delas. 

"Quando ele viu que a dele veio desenhada com um desenho da "Peppa Pig", ele só pulava na cama, ficava me chamando 'médica, médica', todo mundo para ele era médica. Ele ficou muito feliz. Acho que foi uma iniciativa muito certeira ", comentou Valdelyne. 

Com a redução dos casos de covid-19 e com o retorno gradual das atividades de rotina do hospital, agora as tampas de marmitas são decoradas apenas em datas especiais , como na Páscoa, no Dia das Crianças e, futuramente, no Natal.

Leia Também

PRÊMIO 

O sucesso foi tanto, que a iniciativa ganhou o prêmio "Destaque Profissional 2021" do Conselho Regional de Nutrição da 3ª Região de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O anúncio e a entrega virtual da premiação aconteceram no final de setembro. A equipe da DND recebeu o troféu e o certificado no início deste mês. 

Para essa edição, o Conselho premiou as nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética pelas ações e soluções criativas, sustentáveis e humanizadas durante a pandemia de covid-19. 

A idealizadora do projeto das marmitas coloridas e atual coordenadora da Divisão de Nutrição e Dietética do HC, Luciane Cristina Rosim Sundfeld Giordano, concorreu na categoria "Nutrição Clínica", juntamente com outras duas profissionais de São Paulo. O "Arte em tempos de covid-19" recebeu 647 votos de 1.587 votantes.  

Iniciativa recebeu o prêmio "Destaque Profissional 2021" do Conselho Regional de Nutrição (Foto: Divulgação)
Iniciativa recebeu o prêmio "Destaque Profissional 2021" do Conselho Regional de Nutrição (Foto: Divulgação)

"Nutrir é um ato de amor e a pandemia foi um desafio para a qual eu não tinha todas as respostas. A arte nas tampas das marmitas trouxe de volta o sorriso e a motivação durante a alimentação para as crianças e também para os funcionários", disse Luciane. 

"Fico feliz em ver que, em um momento de tanto uso de tecnologia, simples ações de humanização, ainda tocam o coração das pessoas. Agradeço em quem votou e todos os indicados. Esse reconhecimento foi a coroação da minha carreira. Tudo isso só foi possível com o envolvimento da equipe da DND, com quem compartilho o prêmio", complementou a nutricionista.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!