Campinas tem festival gastronômico Sabores da Terra com pratos feitos em disco arado, parrilla e fogão a lenha
Reprodução: ACidade ON
Campinas tem festival gastronômico Sabores da Terra com pratos feitos em disco arado, parrilla e fogão a lenha

A Lagoa do Taquaral, em Campinas, recebe a 16ª edição do festival gastronômico itinerante "Sabores da Terra" que percorre diversas cidades do interior de São Paulo c 

O festival teve origem em Indaiatuba.

O evento acontece nos dias 26, 27 e 28 de novembro, das 12h às 22h. A entrada é gratuita pelos portões 5 e 7. O evento conta com opções gastronomicas, atrações musicais, workshops e espaço de lazer para as crianças (veja atrações abaixo).

Ao todo participam mais de 25 operações de gastronomia e uma alameda com artesãos, pequenos produtores e uma barraca com artesanato natalino, cuja renda será totalmente revertida para as obras sociais. Os pratos salgados e doces custam de R$ 5 a R$ 45.

O acesso ao espaço do festival somente será permitido para quem apresentar o comprovante de vacinação, mediante apresentação da carteirinha ou do aplicativo do governo do Estado (ConectSus). 

Embora a entrada seja gratuita, a organização estará recebendo doação de 1kg de alimento não perecível para a campanha da Prefeitura Municipal de Campinas, intitulada "Natal Sem Fome". Todos os alimentos doados serão entregues ao banco de alimentos da cidade para às famílias em situação de vulnerabilidade social. 

PRATOS

No local, haverá uma variedade de pratos sendo muitos deles elaborados com ingredientes oriundos de pequenos produtores:

- Paella caipira
- Joelho de porco
- Ilha de costela no fogo de chã
- Porco paraguaia com arroz biro biro e vinagrete de abacaxi
- Hamburguer na parrilla
- Assadores com cortes especiais
- Torresmo de rolo
- Baião de dois
- Massas artesanais
- Costela com mandioca na manteiga de garrafa
- Lanche boquinha de anjo tradicional da cidade
- Nhoque de banana da terra com ragu de camarão ou ragu de cogumelos (opção vegetariana) 

PRODUTORES LOCAIS

O festival tem a tradição de valorizar a produção local. Todas as edições do evento possuem uma alameda de produtores e em Campinas terá produtos como queijos, temperos, mini-legumes, licores, geleias, cachaças, especiarias, sais, queijos, frutas exóticas do mercadão e muito mais. 

Além disso, haverá a presença de alguns bares tradicionais e restaurantes da cidade, como o Bar do Marcelino, Estação Marupiara, Kansas, Maria Maria e Trieste Cucina. 

O evento conta também com a "Alameda do Açúcar", com doces mineiros, sorvete, milk shake, paletas, balas de coco, bubble waffle, churros, algodão doce, pipoca doce e salgada e uma ilha de raspadinha.

ATRAÇÕES MUSICAIS

No palco de shows, cinco bandas animam os três dias de evento. 

Na sexta (26), a partir das 19h, quem abre o evento é o músico Fabinho Azevedo ao lado de outros músicos para uma boa noite de samba. 

No sábado (27), às 12h30, o show é com Big Chico Blues Band, considerado um dos maiores nomes do Blues e da Soul music da atualidade. A noite quem anima a festa é Roberto Tempesta & Banda, a partir das 19h.

No domingo (28), uma grande atração aguarda o público, a Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos faz sua apresentação às 13h, com duas participações especiais. 

O encerramento será com o grande show da banda Queen Lives, a partir das 19h, com o músico Antônio Lobato no vocal. 

WORKSHOPS

Nesta edição, chefs, cozinheiros e produtores da região vão dar aulas-show e workshops gratuitos. O comando dessa área ficará por conta do curso de gastronomia da Unimetrocamp, sob a batuta do Prof. Caio Nunes. Para participar não é preciso fazer inscrição prévia.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

O acesso será permitido para quem apresentar o comprovante de vacinação, mediante apresentação da carteirinha ou do aplicativo do governo do Estado (ConectSus).

Para quem não tomou nenhuma dose, assim como crianças com menos de 12 anos, a entrada só será permitida com a apresentação de um exame negativo de PCR realizado nas últimas 48h ou Antígeno realizado nas últimas 24 horas. 

Dentro do evento será obrigatório o uso de máscara, exceto quando o participante estiver comendo ou bebendo. Serão disponibilizados displays de álcool em gel 70% em vários pontos, e haverá redução do público para garantir o distanciamento.

O festival tem o patrocínio das empresas Castelo Alimentos Vida Leve, Cervejaria Ambier e Unimetrocamp e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria de Cultura e Turismo e das empresas CBN, Campinas.com.br, Digiex, General Clean, Logica Digital e M Mídia.

SERVIÇO
Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra
Quando: Dias 26, 27 e 28 de novembro
Onde: Lagoa do Taquaral Campinas/SP entrada portões 5 e 7
Redes Sociais: @saboresdaterrafgi
Informações: Elo Produções (19) 99733.1398

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!