As maiores cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) ainda não definiram como será o Carnaval 2022, que deve ocorrer em meio ao arrefecimento da pandemia de covid-19 após a vacinação contra a doença.
Nesta semana, a Prefeitura de Campinas publicou um edital para convocar blocos de rua e bandas para verificar como está a demanda e se existe interesse em realizar a festa popular.
No entanto, a liberação do Carnaval foi condicionada a situação epidemiológica do município, que será avaliada, entre o final de fevereiro e início de março. No ano que vem, o Carnaval esta marcado para ocorrer entre os dias 25 de fevereiro e 5 de março.
Algumas cidades informaram ainda que a realização do Carnaval está condicionada ao posicionamento do governo estadual sobre o evento.
Por outro lado, o estado de São Paulo informou, por telefone, que no momento ainda não há nenhuma orientação geral e que cada prefeitura será responsável por tomar a decisão mais adequada.
Leia Também
Veja posicionamento das cidades:
AMERICANA
A Prefeitura de Americana informou que "no momento não há nenhuma definição". Além disso, a Administração disse que: "qualquer divulgação nesse sentido ocorrerá no momento pertinente".
CAMPINAS
A Prefeitura de Campinas, por meio da secretaria de Cultura e Turismo, publicou um chamamento para cadastramento prévio dos blocos e bandas para o Carnaval de Rua 2022.
De acordo com a Administração, o objetivo é conhecer a demanda e a expectativa de realização de atividades por grupos carnavalescos da cidade. O período de cadastramento é de 10 de novembro a 10 de dezembro de 2021.
Apesar do chamamento, a Prefeitura disse que "o efetivo apoio para a realização dessas atividades carnavalescas dependerá da evolução das condições epidemiológicas e das determinações das autoridades sanitárias vigentes à época do Carnaval 2022".
INDAIATUBA
"A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, aguarda aprovação e orientação do Governo do Estado de São Paulo para a realização de eventos abertos com grande presença de público. Por isso, não há qualquer programação definida, até o momento", informou em nota oficial.
HORTOLÂNDIA
Segundo a Prefeitura, "essa questão ainda está sendo avaliada pelo Comitê de Enfrentamento à pandemia de Hortolândia".
SUMARÉ
Em nota oficial, a Prefeitura de Sumaré informou que "tradicionalmente não promove carnaval de rua, os eventos que ocorrem são particulares".
VALINHOS
Não realizará Carnaval de rua em 2022. A decisão foi tomada em conjunto com a cidade de Vinhedo na terça-feira (9).
VINHEDO
Não realizará Carnaval de rua em 2022. A decisão foi tomada em conjunto com a cidade de Valinhos na terça-feira (9).